Cinco restaurantes da Flórida ganharam novas estrelas Michelin e outros sete entraram para a lista Bib Gourmand do guia. Este foi o resultado da nova edição do Guia Michelin Flórida, divulgado em cerimônia em Orlando na última quinta-feira (17).
Dos cinco novos restaurantes estrelados, um conquistou a segunda estrela: o japonês Sorekara, em Orlando. Ele se junta ao L’Atelier de Joël Robuchon, em Miami, como os únicos dois estrelas do Guia Michelin na Flórida.
Além de Orlando, Miami e Tampa, novas localidades do estado norte-americano entraram para a edição de 2025 do guia. São elas: a região de Grande Fort Lauderlade, Palm Beaches e St. Pete–Clearwater.
Novos restaurantes estrelados na Flórida
Em Orlando, o Sorekara, no bairro de Baldwin Park, tornou-se o segundo restaurante duas estrelas do estado. Comandada pelo chef e proprietário nipo-americano William Shen, a casa serve um menu degustação que muda periodicamente e que se inspira nas 72 microestações do Japão.
O Guia Michelin destaca as receitas originais, a elegância e os toques de refinamento contidos nas etapas. O balcão do chef está disponível mediante reservas apenas de quinta-feira a domingo, com menu degustação a partir de 270 dólares (cerca de R$ 1.580) e escolha de harmonização a partir de 145 dólares (R$ 850).
No estado, outros quatro restaurantes foram condecorados com a primeira estrela. São eles: o contemporâneo Chef’s Counter at MAASS, em Fort Lauderdale; o peruano-japonês Itamae Ao, em Miami; o contemporâneo Konro, em West Palm Beach; e o também contemporâneo Ômo by Jônt, em Winter Park, nos arredores de Orlando.
Ao todo, o Guia Michelin Flórida tem agora 31 restaurantes estrelados, sendo dois com duas estrelas e 29 com uma estrela.
Estrela verde
Dois restaurantes da Flórida receberam uma estrela verde, que reconhece casas que se destacam com esforços sustentáveis. Ambas as novidades são de Miami e já detêm uma estrela no currículo: o EntreNos, em Miami Shores, e o Stubborn Seed, em Miami Beach.
O EntreNos é liderado pelos chefs Evan Burgess e Osmel Gonzalez, que servem um menu “hipersazonal” com ingredientes de origem local. Segundo o guia, a casa se destaca pelos frutos do mar de origem sustentável, pelas louças de artesãos de Miami, pelo programa de vinhos orgânicos e biodinâmicos e pelos resíduos reaproveitados em vinagres e molhos.
Já o Stubborn Seed usa ingredientes provenientes da fazenda do chef Jeremy Ford e ganha destaque pelo programa de compostagem que reaproveita resíduos alimentares, pelas iniciativas para redução da pegada de carbono e da parceria com um programa comunitário de compostagem na área de Miami Beach.
Restaurantes Bib Gourmand
Sete restaurantes da Flórida entraram para a lista Bib Gourmand, que aponta para boas cozinhas a um bom custo-benefício. Com as adições, a seleção Bib Gourmand do Guia Michelin Flórida tem 36 restaurantes. As novidades são:
- Bánh Mì Boy (Orlando)
- Coro (Orlando)
- Smokemade Meats + Eats (Orlando)
- UniGirl (Orlando)
- aioli (West Palm Beach)
- Palm Beach Meats (West Palm Beach)
- Heritage (Fort Lauderdale)
Prêmios especiais a indivíduos da indústria também foram distribuídos na cerimônia. O prêmio de “Coquetéis Excepcionais” foi para Tyler Wolff, do restaurante Ponte, em Tampa; o prêmio de “Sommelier” foi para Jacqueline Pirolo, do Macchialina, em Miami; o troféu de “Serviço Ilustre” foi para Austin Joseph, do Sorekara, em Orlando; e o prêmio de “Jovem Chef” foi para Juan Camilo Liscano, do Palma, em Miami.
Confira a relação completa de restaurantes do guia no site.
Guia Michelin anuncia 68 novas estrelas a restaurantes na França
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/viagemegastronomia/gastronomia/florida-tem-novo-restaurante-duas-estrelas-no-guia-michelin/