Duas pessoas morreram na queda de uma aeronave na Praia de Areias Alvas, localizada entre os municípios de Tibau e Grossos, no litoral da Costa Branca do Rio Grande do Norte, na tarde desta segunda-feira (21).
O veículo era um girocóptero. Esse tipo de aeronave geralmente comporta apenas dois ocupantes e se sustenta no ar por hélices e asas rotativas.
Também chamado de giroplano, autogiro ou simplesmente “giro”, o girocóptero, segundo a Looping, escola de aviação de Atibaia, é uma aeronave que voa com o empuxo de um motor traseiro com hélice e tem um rotor igual ao do helicóptero.
O motor “não faz o papel de propulsor nesta aeronave, apenas de asa rotativa, igual à asa de um avião, usando o princípio da autorrotação, isto é, a pressão do vento neste rotor é a que cria a sustentação para o voo”, apontou a Looping.
Um girocóptero custa a partir de R$ 700 mil e tem autonomia de cerca de duas horas de voo com o tanque completo com gasolina.
A aeronave, que data do século XIX, é conhecida como a mais segura do mundo, conforme explicado pela instituição. Leonardo Da Vinci tinha projetado algo semelhante em 1480, explica a instituição.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/nordeste/rn/o-que-e-um-girocoptero-aeronave-envolvida-em-acidente-no-rn/