Sob a administração da Norte da Amazônia Airports (NOA), o Aeroporto Internacional de Belém (Val-de-Cans) começou o ano de 2025 com crescimento na movimentação de passageiros. Entre janeiro e março, o terminal atendeu quase 946 mil viajantes em embarques, desembarques e conexões — um aumento de cerca de 11 mil passageiros em relação ao mesmo período de 2024, quando o fluxo foi de 935 mil.
Esse crescimento também foi observado na operação de voos. O aeroporto registrou quase 8 mil pousos e decolagens no primeiro trimestre, representando um acréscimo de 1% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Modernização e Expansão: R$ 450 Milhões em Investimentos
O ano de 2025 marca um novo capítulo para o Aeroporto Internacional de Belém, que passa por uma requalificação completa com investimento de R$ 450 milhões por parte da NOA. As obras visam melhorar significativamente a infraestrutura, elevando os padrões de conforto, segurança e eficiência para atender tanto à demanda crescente quanto aos preparativos para a COP30 – a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que será realizada em Belém.
Entre as principais melhorias está a ampliação das áreas de embarque, que passarão de 1.593 m² para 4.303 m². Dois novos mezaninos no saguão principal vão expandir o primeiro pavimento para 3.380 m², permitindo melhorias desde a inspeção de segurança até o embarque, incluindo uma nova praça de alimentação e sistemas de climatização, iluminação e energia 100% renovável.
Mais Conforto, Serviços e Eficiência Operacional
Segundo Artur Thiago Costa, diretor financeiro da NOA, haverá um crescimento de 45% na área comercial, permitindo a chegada de novas marcas e a ampliação de opções para os passageiros. “Estamos focados em proporcionar uma experiência mais completa, funcional e moderna. O novo ambiente será pensado para oferecer conveniência e qualidade para todos os usuários do aeroporto”, afirma Costa.
A infraestrutura operacional também será beneficiada. Um novo pátio permitirá mais posições de estacionamento para aeronaves, e as cabeceiras 20 e 24 receberão sistemas PAPI (Precision Approach Path Indicator), que auxiliam os pilotos durante o pouso.
Outras melhorias incluem:
- Restauração do pátio, taxiways e pista de pouso/decolagem (PPD);
- Modernização e automação do balizamento noturno;
- Revitalização da sinalização horizontal;
- Atualização do sistema ALS (Approach Light System) na cabeceira 06.
Fonte: https://diariodopara.com.br/belem/mais-de-950-mil-passageiros-passaram-pelo-aeroporto-de-belem/