Papa Francisco e sua devoção: 5 igrejas dedicadas a Maria ao redor do mundo

A morte do Papa Francisco na última segunda-feira (21) fez com que um detalhe de sua vida sacerdotal voltasse à tona: sua devoção à Maria.

A veneração de Francisco pela Virgem Maria, Mãe de Jesus, ficou ainda mais em evidência com seu testamento, que expressa o desejo do pontífice em ser enterrado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma. “Sempre confiei minha vida e meu ministério sacerdotal e episcopal à Mãe de Nosso Senhor, Santa Maria”, escreveu o papa.

A Basílica de Santa Maria Maior é tida como a mais importante igreja mariana do mundo. Mas ela não é a única: ao redor do globo, vários são os templos católicos dedicados à Virgem Maria, incluindo endereços no Brasil.

A seguir, conheça 5 das mais importantes igrejas marianas do mundo, que atraem milhões de fiéis anualmente:

Basílica de Santa Maria Maior (Roma)

Capela Sistina da Basílica Santa Maria Maggiore foi encomendada pelo pelo Papa Sisto entre 1585 e 1587 • Wikimedia Commons

A Basílica de Santa Maria Maior (Santa Maria Maggiore) fica em Roma e foi escolhida pelo Papa Francisco como o local de seu sepultamento. Assim, ele será o primeiro papa em mais de um século a ser enterrado fora do Vaticano.

A basílica tem partes que datam do ano 432 d.C e o campanário é o mais alto de Roma, erguendo-se a 75 metros de altura. Seu interior já acomoda sete pontífices sepultados, sendo o último o Papa Clemente VIII, que faleceu em 1605.

O local conserva aquele que é considerado o mais importante ícone mariano, a imagem Salus Populi Romani, que mostra Nossa Senhora em pé com o Menino Jesus em seus braços. A Basílica também preserva os restos mortais de São Matias e de São Jerônimo e possui um núcleo museológico com objetos eclesiásticos, mobília, paramentos, ornamentos, pinturas e gravuras. Conheça mais sobre a basílica e faça um tour virtual nesta matéria.

Santuário de Fátima (Portugal)


Procissão 13 de maio em Fátima, Portugal
Procissão das velas no Santuário recebe milhares de devotos, em especial nos dias 12 e 13 dos meses de maio e outubro • Reprodução Facebook Santuário de Fátima

A cerca de 1h30 de Lisboa, o Santuário de Fátima é totalmente dedicado a Nossa Senhora de Fátima e tornou-se um dos principais lugares de peregrinação para o catolicismo no mundo. A área completa do Santuário ultrapassa 80 mil metros quadrados e inclui diferentes construções e atividades que contemplam toda a história de Nossa Senhora de Fátima.

A construção começou em 1919 com a Capelinha das Aparições. As obras da igreja principal foram iniciadas em 1928, mas finalizadas em 1953. Em 1930, a Igreja reconheceu oficialmente as aparições de Nossa Senhora de Fátima como autênticas, e em 2017, o Papa Francisco canonizou Francisco e Jacinta, jovens irmãos pastorinhos que, junto da prima Lúcia, afirmaram ter visto as aparições da Virgem Maria entre maio e outubro de 1917.

O Santuário ainda abriga um museu com o objetivo de preservar e expor diferentes testemunhos materiais que reportam as aparições de Fátima. Confira um guia prático com dicas de visita nesta matéria.

Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida (Brasil)


Interior da Capela das Velas no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida
Capela das Velas é um dos locais mais visitados dentro do complexo do Santuário • Wikimedia Commons

Inteiramente dedicado à padroeira do Brasil, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida é o maior templo católico do Brasil e também o maior santuário mariano em termos de tamanho do mundo. Segundo a administração do local, cerca de 9 milhões de visitantes passaram por ali em 2024.

O Santuário tem capacidade de acolher entre 30 e 45 mil pessoas em seu interior. Três papas já estiveram no endereço: João Paulo II, em 1980; Bento XVI, em 2007; e Francisco, em 2013. Situado na cidade de Aparecida (SP), no Vale do Paraíba, o Santuário teve sua construção iniciada em 1955.

No local há a Imagem original de Nossa Senhora Aparecida encontrada nas águas do Rio Paraíba do Sul em meados de outubro de 1717. A visita à imagem de Nossa Senhora é uma das atividades quase obrigatórias aos devotos que chegam ao local. Confira dicas sobre o Santuário nesta matéria.

Santuário de Nossa Senhora Guadalupe (México)


Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, México
Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, no México, é complexo mariano que recebe milhões de visitantes anualmente • Dennis Jarvis/Flickr

Localizado na Cidade do México, é considerado o santuário mariano mais visitado do mundo, com dados que apontam a chegada de 20 milhões de fiéis anualmente. É dedicado à Nossa Senhora de Guadalupe e foi construído no local onde se acredita que ocorreram as aparições da Nossa Senhora ao indígena Juan Diego em 1531.

O Santuário é, na verdade, um complexo formado por várias igrejas e capelas, incluindo duas basílicas: a antiga, datada do século 16, e a nova, de 1974.  O endereço também abriga um museu com uma coleção que abrange pinturas, esculturas e objetos, com rico acervo de obras do antigo reino da Nova Espanha.

O Papa Francisco visitou o Santuário durante uma viagem apostólica em 2016 e celebrou uma missa no local.

Santuário de Nossa Senhora de Lourdes (França)


Basílica da Imaculada Conceição, na França
Basílica da Imaculada Conceição é uma das basílicas do Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, na França • Wikimedia Commons

No sudoeste da França, a cidade de Lourdes torna-se anualmente um centro de peregrinação por abrigar o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, erguido no local das aparições da Virgem Maria a Bernadette Soubirous, canonizada como santa em 1933.

O Santuário ocupa mais de 50 hectares e reúne mais de 20 locais de culto, incluindo três basílicas e a Gruta de Massabielle, local em que se acredita que a Virgem Maria fez uma série de aparições à jovem Bernadette Soubirous em 1858. Da gruta ainda jorra a água de uma fonte que católicos acreditam ser milagrosa – peregrinos costumam beber e se banhar ali.

As noites de abril a outubro são marcadas por procissões que começam na gruta. Com velas em mãos, peregrinos seguem até a estátua de Nossa Senhora de Lourdes cantando e rezando.

Férias de julho: 10 destinos na América do Sul para curtir com a família

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/viagemegastronomia/viagem/papa-francisco-e-sua-devocao-5-igrejas-dedicadas-a-maria-ao-redor-do-mundo/