A morte do Papa Francisco na última segunda-feira (21) fez com que um detalhe de sua vida sacerdotal voltasse à tona: sua devoção à Maria.
A veneração de Francisco pela Virgem Maria, Mãe de Jesus, ficou ainda mais em evidência com seu testamento, que expressa o desejo do pontífice em ser enterrado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma. “Sempre confiei minha vida e meu ministério sacerdotal e episcopal à Mãe de Nosso Senhor, Santa Maria”, escreveu o papa.
A Basílica de Santa Maria Maior é tida como a mais importante igreja mariana do mundo. Mas ela não é a única: ao redor do globo, vários são os templos católicos dedicados à Virgem Maria, incluindo endereços no Brasil.
A seguir, conheça 5 das mais importantes igrejas marianas do mundo, que atraem milhões de fiéis anualmente:
Basílica de Santa Maria Maior (Roma)
A Basílica de Santa Maria Maior (Santa Maria Maggiore) fica em Roma e foi escolhida pelo Papa Francisco como o local de seu sepultamento. Assim, ele será o primeiro papa em mais de um século a ser enterrado fora do Vaticano.
A basílica tem partes que datam do ano 432 d.C e o campanário é o mais alto de Roma, erguendo-se a 75 metros de altura. Seu interior já acomoda sete pontífices sepultados, sendo o último o Papa Clemente VIII, que faleceu em 1605.
O local conserva aquele que é considerado o mais importante ícone mariano, a imagem Salus Populi Romani, que mostra Nossa Senhora em pé com o Menino Jesus em seus braços. A Basílica também preserva os restos mortais de São Matias e de São Jerônimo e possui um núcleo museológico com objetos eclesiásticos, mobília, paramentos, ornamentos, pinturas e gravuras. Conheça mais sobre a basílica e faça um tour virtual nesta matéria.
Santuário de Fátima (Portugal)

A cerca de 1h30 de Lisboa, o Santuário de Fátima é totalmente dedicado a Nossa Senhora de Fátima e tornou-se um dos principais lugares de peregrinação para o catolicismo no mundo. A área completa do Santuário ultrapassa 80 mil metros quadrados e inclui diferentes construções e atividades que contemplam toda a história de Nossa Senhora de Fátima.
A construção começou em 1919 com a Capelinha das Aparições. As obras da igreja principal foram iniciadas em 1928, mas finalizadas em 1953. Em 1930, a Igreja reconheceu oficialmente as aparições de Nossa Senhora de Fátima como autênticas, e em 2017, o Papa Francisco canonizou Francisco e Jacinta, jovens irmãos pastorinhos que, junto da prima Lúcia, afirmaram ter visto as aparições da Virgem Maria entre maio e outubro de 1917.
O Santuário ainda abriga um museu com o objetivo de preservar e expor diferentes testemunhos materiais que reportam as aparições de Fátima. Confira um guia prático com dicas de visita nesta matéria.
Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida (Brasil)

Inteiramente dedicado à padroeira do Brasil, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida é o maior templo católico do Brasil e também o maior santuário mariano em termos de tamanho do mundo. Segundo a administração do local, cerca de 9 milhões de visitantes passaram por ali em 2024.
O Santuário tem capacidade de acolher entre 30 e 45 mil pessoas em seu interior. Três papas já estiveram no endereço: João Paulo II, em 1980; Bento XVI, em 2007; e Francisco, em 2013. Situado na cidade de Aparecida (SP), no Vale do Paraíba, o Santuário teve sua construção iniciada em 1955.
No local há a Imagem original de Nossa Senhora Aparecida encontrada nas águas do Rio Paraíba do Sul em meados de outubro de 1717. A visita à imagem de Nossa Senhora é uma das atividades quase obrigatórias aos devotos que chegam ao local. Confira dicas sobre o Santuário nesta matéria.
Santuário de Nossa Senhora Guadalupe (México)

Localizado na Cidade do México, é considerado o santuário mariano mais visitado do mundo, com dados que apontam a chegada de 20 milhões de fiéis anualmente. É dedicado à Nossa Senhora de Guadalupe e foi construído no local onde se acredita que ocorreram as aparições da Nossa Senhora ao indígena Juan Diego em 1531.
O Santuário é, na verdade, um complexo formado por várias igrejas e capelas, incluindo duas basílicas: a antiga, datada do século 16, e a nova, de 1974. O endereço também abriga um museu com uma coleção que abrange pinturas, esculturas e objetos, com rico acervo de obras do antigo reino da Nova Espanha.
O Papa Francisco visitou o Santuário durante uma viagem apostólica em 2016 e celebrou uma missa no local.
Santuário de Nossa Senhora de Lourdes (França)

No sudoeste da França, a cidade de Lourdes torna-se anualmente um centro de peregrinação por abrigar o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, erguido no local das aparições da Virgem Maria a Bernadette Soubirous, canonizada como santa em 1933.
O Santuário ocupa mais de 50 hectares e reúne mais de 20 locais de culto, incluindo três basílicas e a Gruta de Massabielle, local em que se acredita que a Virgem Maria fez uma série de aparições à jovem Bernadette Soubirous em 1858. Da gruta ainda jorra a água de uma fonte que católicos acreditam ser milagrosa – peregrinos costumam beber e se banhar ali.
As noites de abril a outubro são marcadas por procissões que começam na gruta. Com velas em mãos, peregrinos seguem até a estátua de Nossa Senhora de Lourdes cantando e rezando.
Férias de julho: 10 destinos na América do Sul para curtir com a família
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/viagemegastronomia/viagem/papa-francisco-e-sua-devocao-5-igrejas-dedicadas-a-maria-ao-redor-do-mundo/