O Sebrae RN, em parceria com entidades empresariais e o Governo do Estado, lançou o programa “Feito Potiguar” para estimular o consumo de produtos locais e resgatar a autoestima econômica do Rio Grande do Norte. Segundo o superintendente do Sebrae/RN, Zeca Melo, a iniciativa tem como meta certificar mil negócios até 2025, começando pelo setor de alimentos e bebidas.
Zeca afirmou que o programa surgiu da necessidade de resgatar a autoestima dos potiguares. “O problema não é falta de qualidade, mas de reconhecimento. A gente vive um momento de muito pessimismo. Tudo o que é do vizinho parece dar mais certo, mas nós temos uma história linda e momentos excelentes na nossa economia”, disse, em entrevista à CBN Natal nesta quarta-feira 23.
O “Feito Potiguar” exige que as empresas participantes cumpram requisitos como regularização sanitária, respeito às leis trabalhistas e uso de insumos ou técnicas locais. “Não podemos apostar em quem não está regularizado. O selo certifica o produto, não a empresa, e queremos que o consumidor identifique nossa marca nas gôndolas. Não pode ter mão de obra infantil, tem que respeitar a vigilância sanitária e o meio ambiente”, explicou.
A estratégia inclui ações como participação em feiras, missões empresariais e parcerias com supermercados e restaurantes. “O consumidor precisa identificar nossos produtos na gôndola”, disse. O programa também prevê eventos culturais e gastronômicos, aproveitando referências como o livro História da Alimentação no Brasil, de Câmara Cascudo.
O programa também pretende envolver setores como bares, restaurantes e cultura. “Queremos que cardápios destaquem produtos potiguares, como camarão, cachaça e doces típicos”, afirmou Melo. A meta é incluir mil produtos no primeiro ano. “Se atingirmos mil CNPJs ou produtos, já será um avanço. Precisamos gerar riqueza e mostrar que o RN já é bacana”, afirmou Zeca.
O surfista potiguar Ítalo Ferreira foi escolhido como embaixador do projeto, por representar os três pilares do programa: origem local, feitos extraordinários e conexão com a terra natal. “Ítalo Ferreira é a prova de que potiguares podem ser os melhores do mundo. Ele voa pelo planeta, mas sempre aterrissa no RN”, disse.
Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/sebrae-rn-lanca-programa-feito-potiguar-para-valorizar-produtos-locais/