O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca nesta quinta-feira (24) para Roma, na Itália, onde participará do funeral do papa Francisco, marcado para o próximo sábado (26), na Basílica de São Pedro. A viagem ocorre após a morte do pontífice, na última segunda-feira (21), vítima de um AVC e de uma falência cardíaca irreversível.
A comitiva brasileira inclui representantes dos Três Poderes: o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). A primeira-dama Janja da Silva também acompanha o chefe do Executivo.
O embarque está previsto para as 22h desta quinta, com chegada à Europa na sexta-feira (25). A expectativa é de que Lula e os demais integrantes da comitiva retornem a Brasília ainda no sábado, logo após a cerimônia fúnebre.
Esta será a segunda vez que o presidente brasileiro participa do funeral de um papa. Em 2005, durante seu primeiro mandato, Lula esteve presente na despedida de João Paulo 2º. O próximo pontífice será o quarto visto por ele enquanto ocupa o cargo de presidente da República.
Francisco esteve internado por quase 40 dias no Hospital Gemelli, em Roma, por conta de uma pneumonia que afetou ambos os pulmões. Recebeu alta em 23 de março, mas desde então fez poucas aparições públicas. A última foi no Domingo de Páscoa, um dia antes de sua morte, quando apareceu na Praça de São Pedro para dar a tradicional bênção Urbi et Orbi e fez um apelo por um cessar-fogo na Faixa de Gaza.
Na segunda-feira, Lula decretou luto oficial de sete dias no Brasil. Em vídeo publicado nas redes sociais, lamentou a morte do pontífice com quem manteve relação próxima. “Francisco foi um papa de todos, mas principalmente dos excluídos, dos mais pobres, dos injustiçados, dos imigrantes, dos que não têm voz, das vítimas da fome e do abandono”, declarou.
Desde que Francisco assumiu o papado, Lula encontrou-se com ele pessoalmente em três ocasiões, sempre ressaltando a afinidade com a agenda social do líder católico. A viagem a Roma reforça o tom de respeito e reconhecimento à figura de um papa que, segundo o próprio presidente, marcou época pela defesa dos marginalizados.
Com informações da CNN Brasil.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/lula-viaja-a-roma-nesta-quinta-para-funeral-do-papa-francisco-acompanhado-por-chefes-dos-tres-poderes/