Movimento de passageiros no RN atinge melhor marca de março desde 2017

O Rio Grande do Norte registrou aumento no fluxo de passageiros no Aeroporto de Natal em todos os três primeiros meses de 2025. Os dados são da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e apontam crescimento tanto no mercado nacional quanto internacional.

Em março, o movimento de passageiros domésticos cresceu 14,2% em comparação com o mesmo mês do ano passado. Foram 187.882 viajantes neste ano, ante 164.436 em 2024. O número é o maior desde 2017, quando 197.456 pessoas passaram pelo terminal.

No setor internacional, março também apresentou crescimento. Foram 9.126 passageiros vindos do exterior, um aumento de 17% em relação ao mesmo período de 2024, que teve 7.798. Esse é o maior volume desde 2008, ano em que o estado recebeu 9.316 turistas internacionais.

A governadora Fátima Bezerra atribuiu o crescimento ao investimento do Estado. “Esses números refletem o compromisso do nosso governo com o desenvolvimento econômico do estado e o incremento da atividade turística. Temos investido fortemente em infraestrutura, segurança e promoção das nossas belezas para cada vez mais atrair um maior número de visitantes”, afirmou.

Raoni Fernandes, diretor-presidente da Emprotur, reforçou o avanço do setor. “Desde o ano passado, o Rio Grande do Norte vem batendo recordes e mostrando um excelente desempenho na atividade turística, aumentando a oferta aérea e ampliando o fluxo de passageiros. Isso é resultado de um trabalho sério, comprometido e baseado em análise de mercados, comportamento de consumo e oportunidades”, declarou.

A secretária estadual de Turismo, Marina Marinho, também relacionou os resultados a melhorias nas vias de acesso. “O investimento do governo em segurança e na infraestrutura das estradas tem sido fundamental para impulsionar esses bons resultados. Hoje, contamos com vias recuperadas que facilitam o acesso aos nossos principais destinos turísticos, o que contribui diretamente para atrair visitantes e estimular a interiorização dessa atividade tão importante para a economia. O turismo no Rio Grande do Norte está em expansão e cada avanço é benéfico para diversas áreas e para a população como um todo”, disse.

Ainda segundo a Anac, em janeiro de 2025 o estado recebeu 233.494 passageiros nacionais e 11.304 internacionais. Em fevereiro, foram 177.613 brasileiros e 9.533 estrangeiros. Em março, os números foram de 187.882 viajantes domésticos e 9.126 internacionais.

Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/passageiros-rn-atinge-melhor-marca-de-marco/