Censo Escolar aponta aumento de matrículas em tempo integral no RN entre 2022 e 2024

Dados do Censo Escolar 2024, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostram que o Rio Grande do Norte ampliou o percentual de matrículas em tempo integral em todas as etapas da rede pública de ensino entre 2022 e 2024.

Na educação infantil, o número de crianças em tempo integral nas creches subiu de 5,5% para 10%. Na pré-escola, o índice passou de 1,9% para 6,3%. Nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), o percentual foi de 7,4% em 2022 para 14,3% em 2024. Nos anos finais (6º ao 9º ano), o aumento foi de 7,2% para 12,5%. Já no ensino médio, o número de matrículas em tempo integral passou de 14% para 18,3%. No total das etapas, o estado saiu de 7,9% para 13,3%.

Em nível nacional, as creches registraram aumento de 56,8% para 59,7% no número de matrículas em tempo integral. Na pré-escola, o índice foi de 12,1% para 15,6%. No ensino fundamental, de 14,4% para 19,1%, e no ensino médio, de 20,4% para 24,2%. O total nacional de todas as etapas passou de 18,2% para 22,9%.

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que os avanços refletem o trabalho conjunto entre União, estados e municípios. “Quando a gente cria um programa como o Escola em Tempo Integral é com base nos resultados do Censo Escolar. Os avanços em relação ao tempo integral são um esforço que temos feito com um papel de indutor, de coordenador das políticas junto aos entes federados, para construirmos juntos e alcançarmos as metas e os avanços da educação básica”, disse.

Santana também mencionou a meta do Plano Nacional de Educação (PNE) voltada ao ensino médio. “Nessa faixa, a gente praticamente atingiu a meta do PNE até 2024. Temos um novo PNE com metas mais ousadas apresentadas ao Congresso para os próximos 10 anos, mas já chegamos a praticamente 23%, quando a meta era de 25%”, declarou.

O Programa Escola em Tempo Integral registrou 965 mil matrículas declaradas no ciclo 2023-2024. Para o segundo ciclo (2024-2025), as redes pactuaram 943 mil matrículas, que seguem em fase de declaração até 9 de maio. O programa ampliou de 17% em 2022 para 64% em 2024 o número de entes com políticas de educação integral.

A iniciativa promove matrículas com carga horária igual ou superior a 7 horas diárias ou 35 horas semanais, com foco em estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica. A assistência técnica e financeira é fornecida pelo Governo Federal, com base em propostas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/censo-aumento-matriculas-tempo-integral-rn/