Cinco trechos de praias e rios da Grande Natal foram considerados impróprios para banho, segundo o mais recente boletim de balneabilidade divulgado nesta sexta-feira 25 pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema).
O monitoramento é feito pelo programa Água Azul, por meio da análise da presença de coliformes em amostras de água coletadas nos locais. O estudo segue os critérios estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
Leia também: Maratona Internacional de Natal espera 5 mil corredores em percurso com 90% pela orla
De acordo com o relatório, os seguintes pontos estão impróprios para banho:
- Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta;
- Rio Pirangi (Ponte Nova), em Parnamirim;
- Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium), em Parnamirim;
- Praia de Areia Preta (Escadaria de Mãe Luíza), em Natal;
- Praia de Pitangui (Avenida Pitangui), em Extremoz.
Os demais locais monitorados no estado, como as praias de Ponta Negra, Via Costeira e Redinha (em Natal), além de Búzios e Pirambúzios (em Nísia Floresta), entre outros, foram classificados como próprios para banho.
Entenda os critérios
Uma praia é considerada imprópria quando apresenta níveis elevados de coliformes fecais, o que representa risco à saúde dos banhistas.
A avaliação leva em conta os resultados das últimas cinco semanas. Se duas ou mais amostras apresentarem mais de mil coliformes fecais por 100 ml de água, o local é considerado impróprio. Além disso, se a amostra mais recente indicar mais de 2.500 coliformes fecais, a praia também é imediatamente classificada como inadequada para banho.
Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/cinco-trechos-da-grande-natal-improprios/