Falso Consórcio: 42 pessoas são presas por aplicar golpes em Salvador

Pelo menos 42 pessoas foram detidas, nesta sexta-feira (25), por envolvimento no golpe de falso consórcio em imóveis de Salvador, na Bahia. Esta é a segunda fase da operação deflagrada pela Polícia Civil da Bahia, com o objetivo de combater crimes cometidos por integrantes de empresas de fachada que operam na capital.

Um inquérito policial já havia sido instaurado para apurar mais de 200 ocorrências que foram registradas contra o grupo criminoso. Ainda de acordo com a polícia, o prejuízo estimado das vítimas é de R$ 3 milhões.

Segundo as investigações, o esquema articulado e hierarquizado envolve crimes de propaganda enganosa, estelionato, exercício ilegal da profissão de corretor de imóveis, lavagem de dinheiro e constituição de organização criminosa.

A polícia afirmou que as vítimas eram contatadas pela quadrilha através de anúncios falsos na internet. Em seguida, as pessoas eram orientadas a comparecer nas sedes dessas empresas onde as negociações continuavam até que os repasses financeiros fossem feitos. Os policiais informaram que, em alguns casos, as vítimas eram até levadas em visitas a bens que não existiam.

Cerca de 60 policiais estão nas ruas para esta ação que segue em andamento, e alguns estiveram em três empresas que continuam em atividade e são abertas ao público, localizadas em um prédio comercial na Avenida ACM. Foi identificado que anúncios falsos veiculados em plataformas digitais eram utilizados como isca para atrair as vítimas.

Até o momento já foram apreendidos contratos, notebooks, celulares, máquinas de cartão e outros equipamentos utilizados para o golpe. A operação é fruto de uma investigação conduzida pela Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), através do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic). Os suspeitos foram conduzidos à delegacia para formalização dos procedimentos.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/nordeste/ba/falso-consorcio-dezenas-de-pessoas-sao-presas-por-aplicar-golpes-em-salvador/