Azeite de Minas Gerais é o único brasileiro entre os 100 melhores do mundo

O Mantikir Summit Premium é o único azeite brasileiro a constar na lista dos 100 melhores do mundo em 2025, segundo o Guide Top 100 Evooleum Awards, premiação espanhola que avalia os melhores azeites extravirgens do mundo.

O rótulo brasileiro é feito pela Vinícola Essenza em Maria da Fé, município mineiro expoente na produção de azeites nacionais. Ele recebeu 93 pontos e conquistou o título de melhor azeite do Brasil na competição.

O exemplar brasileiro também consta como o único azeite das Américas listado nesta edição. Azeites da Espanha e da Itália dominam a lista.

Sobre o azeite premiado

Azeitonas que compõem o azeite são cultivadas em olivais a 1.910 metros de altitude em Maria da Fé (MG) • Divulgação

O Mantikir Summit Premium é um blend de quatro variedades de azeitonas: arbequina, coratina, grappolo e koroneiki. A colheita dos frutos é manual e a extração no lagar é feita a uma temperatura controlada de 22ºC.

A prensagem do blend das azeitonas é imediata e o rendimento médio da última safra foi de 12 quilos de fruto para produzir aproximadamente um litro de azeite. Os olivais da Essenza em Maria da Fé estão a 1.910 metros de altitude, considerados os mais altos do Brasil.

O frasco de 250 ml é vendido por R$ 190 no e-commerce da marca, mas encontra-se esgotado. Segundo a descrição do item, a harmonização pode ser feita com saladas de folhas e tomates, massas, carnes brancas, arrozes, carne de panela, queijos frescos, frutas e sobremesas em geral.

No ano passado, o Mantikir Summit Premium conquistou o primeiro lugar na mesma competição na categoria “Produção Limitada”, referente a azeites com produção de até 2.500 litros.

A Essenza possui um espaço aberto a visitas em Santo Antônio do Pinhal (SP), onde também vende seus produtos. O local pode ser adicionado em um roteiro pela Serra da Mantiqueira.

Melhor azeite da competição

O melhor azeite do mundo em 2025, segundo a competição, foi o Monini Monocultivar Coratina Bio, da Itália. Original da Puglia, é produzido pela empresa Monini com apenas uma variedade de azeitona, a coratina.

De acordo com a descrição, o produto tem um sabor fresco, com toque amargo e notas intensas de amêndoa verde e rúcula.

O concurso

O concurso espanhol é organizado há mais de 20 anos pela editora Mercacei e pela Associação Espanhola de Municípios Olivais (AEMO).

É uma das premiações mais influentes do setor, em que reúne um júri internacional de 25 provadores de 11 países, que avaliam às cegas quase mil amostras de azeites extravirgens do mundo todo.

A edição 2025 do guia conta com representantes de 10 países no ranking, entre eles Brasil, China, África do Sul, Grécia, Portugal, Croácia, Turquia, Itália e Espanha. O território espanhol domina a lista, com 67 exemplares entre os 100 melhores. Confira o resultado completo do guia de 2025 neste link.

SP lança rotas de café no interior para impulsionar turismo rural

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/viagemegastronomia/gastronomia/azeite-de-minas-gerais-e-o-unico-brasileiro-entre-os-100-melhores-do-mundo/