A prefeita de Parnamirim, Nilda Cruz (Solidariedade), revelou nesta segunda-feira 28 que está recebendo ameaças de morte há pelo menos duas semanas. As mensagens, que chegam no WhatsApp pessoal da prefeita, têm também uma série de insultos racistas.
De maneira preventiva, Nilda já está circulando com escolta armada, providenciada pela Guarda Municipal de Parnamirim.
Em uma das mensagens, o contato envia uma mensagem chamando a prefeita de “macaca” e diz que “dentro de 10 dias” ela será assassinada. Além disso, diz que tem problemas mentais e que, por isso, supostamente não será incriminado. O contato que envia a mensagem tem DDD 11, proveniente de São Paulo.
“Já estou contando as balas. (…) Eu vou te matar e vou sair pela porta da frente como se nada tivesse acontecido, não vou falar o dia nem a hora, mas dentro de 10 dias você irá morrer sua macaca gorda esquisita!!!”, diz o texto.
Em outro trecho, o criminoso diz que também “entrar atirando” em uma escola. Em outro momento, diz que sofreu bullying na escola e que, por isso, vai “matar o máximo de negros, viados, bixas e macumbeiros que encontrar pela frente”.
A assessoria de imprensa da Prefeitura de Parnamirim informou que Nilda registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil. Além disso, o secretário municipal de Segurança, Givanildo Gomes, comunicou o caso à Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte (Sesed).
Procurada, a Polícia Civil disse que o caso é “de extrema gravidade e repulsa” e que, por isso, vai receber tratamento prioritário pela instituição. Os trabalhos investigativos deverão ficar a cargo da Delegacia Especializada no Combate a Crimes Raciais, Intolerância e Discriminação (Decrid).
A direção nacional do Solidariedade, partido da prefeita, soltou uma nota em que classifica os ataques como “cruéis” e “desprezíveis”.
“Ninguém deve sofrer ameaças de morte ou xingamentos racistas, muito menos uma mulher eleita que se dedica a transformar e melhorar sua cidade. O ambiente democrático deve ser um espaço de debate saudável e respeito, e não um terreno fértil para a violência e o ódio”, afirma a sigla.
Fátima promete “todo o rigor da lei”
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), disse que a Polícia Civil vai investigar as ameaças à prefeita de Parnamirim com “todo o rigor da lei” e com “prioridade”.
Em publicação nas redes sociais, Fátima acrescentou que os ataques direcionados a Nilda são “absolutamente inaceitáveis e que não serão tolerados em nosso estado”.
Ao tomar conhecimento da situação, a governadora disse também ter entrado em contato com o secretário estadual de Segurança, Coronel Araújo, e com a delegada-geral de Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva, para ordenar o início das investigações sobre o caso.
Por fim, Fátima disse que a população pode fazer denúncias sobre o caso através do canal 181 – que garante o anonimato.
Salatiel condena ameaças a Nilda e pede investigação rigorosa: “Inaceitável”
Candidato a prefeito derrotado por Nilda nas eleições de 2024, o comunicador Salatiel de Souza (PL) manifestou solidariedade à prefeita. Ele classificou como “inaceitáveis” os ataques e cobrou uma resposta firme das autoridades para identificar e prender o responsável.
“Eu quero agora nesse momento externar a minha total solidariedade e apoio à prefeita da cidade, professora Nilda, com quem todos sabem que disputamos uma eleição. Foi uma eleição acirrada, uma eleição que eu fui muito atacado, mas eu nunca falei absolutamente nada da sua vida, da sua honra, da sua intimidade,” disse.
Apesar da rivalidade política, Salatiel destacou o respeito com que sempre conduziu sua campanha e rejeitou qualquer tipo de ataque pessoal. “Muito pelo contrário, eu fiz debates, reuniões, caminhadas, fui à praça pública, concedi entrevistas e nunca fiz nenhuma crítica pessoal à professora Nilda.”
“Não posso achar normal essa ameaça que ela vem sofrendo, como prefeita, como mãe, como mulher e como esposa”, disse Salatiel. “Minha total e restrita solidariedade e a cobrança também de que as autoridades, que a polícia possa identificar e prender o autor dessas ameaças.”
O comunicador também chamou atenção para o risco às escolas do município. “A prefeita e também os nossos alunos estão sendo ameaçados de ter escolas do município invadidas por essa pessoa que diz que vai matar, inclusive, os nossos estudantes.” Salatiel reforçou ainda o apelo por providências imediatas: “Espero e cobro as providências das autoridades”.
Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/nilda-passa-a-andar-escoltada-apos-ameacas/