O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, anunciou nesta terça-feira (6) que o ressarcimento aos aposentados e pensionistas vítimas de descontos ilegais será feito exclusivamente pela conta onde os beneficiários já recebem seus pagamentos mensais. A medida busca evitar novos golpes contra segurados, após o escândalo de fraudes envolvendo entidades sindicais e servidores do próprio instituto.
“Será feito via benefício, via conta do benefício. Nada de Pix, nada de depósito em conta e nada de sacar em banco”, afirmou Waller em entrevista à rádio CBN. Segundo ele, os valores a serem devolvidos pelo Estado serão incluídos na folha de pagamento oficial, sem necessidade de qualquer tipo de solicitação por parte dos beneficiários.
“Da mesma conta que ele recebe o seu benefício previdenciário vai ser depositado. Por isso eu peço, é para todos, não caia em outros golpes, não assine nada, não abra link, não acredite em ninguém que esteja vendendo facilidade”, alertou o presidente do INSS.
Fraude bilionária e promessas falsas
A declaração ocorre em um momento em que criminosos têm se aproveitado da fragilidade de informações para aplicar novos golpes. Em algumas situações, golpistas entram em contato com aposentados por telefone ou mensagens de WhatsApp, se passando por funcionários do INSS e oferecendo falsas facilidades para antecipar o ressarcimento, mediante o fornecimento de dados ou até pagamento de taxas.
Segundo a investigação conduzida pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU), entidades sindicais cadastravam beneficiários sem autorização e aplicavam mensalidades indevidas nos benefícios. O levantamento aponta que mais de 4,1 milhões de aposentados e pensionistas podem ter sido vítimas entre 2019 e 2024. O prejuízo estimado é de R$ 6,3 bilhões.
Há casos registrados em que um mesmo aposentado foi filiado a várias entidades no mesmo dia. Um dos principais agravantes identificados pela PF foi a liberação de descontos em lote por parte do INSS, sem a devida autorização individual dos segurados.
Plano de ressarcimento em fase final
De acordo com Waller, o plano de ressarcimento está em fase final de elaboração e deverá ser oficialmente apresentado na próxima semana. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu urgência na conclusão do projeto e quer que os pagamentos comecem o quanto antes. No entanto, ainda não há data definida para o início das devoluções.
O escândalo culminou na demissão do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, na última sexta-feira (2). O governo avaliou que houve omissão de Lupi, que teria recebido alertas sobre o esquema ainda em junho de 2023, mas demorou quase um ano para agir. A revelação foi feita por reportagem do Jornal Nacional.
O ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, indicado por Lupi ao cargo, também foi exonerado. Stefanutto é investigado pela Polícia Federal por autorizar desbloqueios de descontos em massa, sem a anuência individual dos beneficiários, e foi alvo de operação para apuração de provas.
O governo promete agora dar uma resposta efetiva às vítimas e garantir que o processo de devolução dos valores ocorra com segurança, transparência e sem a necessidade de qualquer intervenção externa.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/inss-descarta-pix-e-fara-ressarcimento-a-aposentados-diretamente-na-folha-de-pagamento-para-evitar-golpes/