Lucinha se despede temporariamente da Alerj e anuncia cirurgia para retirada de tumor

A deputada estadual Lucinha (PSD) participou, nesta quarta-feira (7), da sua última sessão antes de iniciar licença médica para a realização de uma mastectomia, procedimento cirúrgico para a retirada de um tumor na mama direita. A parlamentar presidiu o expediente inicial da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e aproveitou a oportunidade para se despedir temporariamente dos colegas.

Lucinha informou que sua internação será nesta quinta-feira (8), no Hospital São Vicente, na Gávea, onde se submeterá à cirurgia. “Amanhã realizarei a cirurgia para me livrar de uma vez por todas dessa doença”, declarou. A deputada vinha se tratando desde dezembro de 2024, quando foi diagnosticada com câncer de mama, e já passou por oito sessões de quimioterapia ao longo do primeiro semestre deste ano.

Apenas um parlamentar se inscreveu para falar durante a sessão. O deputado Luiz Paulo (PSD), correligionário de Lucinha, desejou boa sorte à colega e elogiou sua coragem no enfrentamento da doença. “Sua determinação é admirável, e toda a Casa torce pela sua plena recuperação”, afirmou.

Em fevereiro, Lucinha revelou publicamente seu diagnóstico e disse que continuaria a trabalhar até a conclusão do tratamento com quimioterapia. Já em março, anunciou que o tumor havia apresentado regressão, permitindo o encaminhamento para a cirurgia agendada para esta semana.

A trajetória recente da deputada também foi marcada por controvérsias. No ano passado, ela foi alvo de um processo no Conselho de Ética da Alerj por quebra de decoro parlamentar, após ser apontada pelo Ministério Público e pela Polícia Federal como possível braço político de milicianos da Zona Oeste do Rio. O processo acabou sendo arquivado pelo plenário da Casa.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/lucinha-se-despede-temporariamente-da-alerj-e-anuncia-cirurgia-para-retirada-de-tumor/