PANROTAS / Pedro Menezes
CHICAGO – A Agaxtur Agência de Viagens e Turismo, como é conhecida pelo mercado, prepara o lançamento de uma campanha de branding para passa a ser chamada de Agaxtur Operadora. Não que a Agaxtur já não seja operadora, mas é uma forma de educar um mercado que é composto, em seu caso, pelo B2B e B2C.
A novidade foi adiantada pelo presidente da Agaxtur, Aldo Leone, em entrevista ao Portal PANROTAS neste IPW 2025. “Esse é apenas um spoiler do que está vindo. A Agaxtur é conhecida no mercado como Agaxtur Agência de Viagens e Turismo, mas lançará essa campanha de branding para ser conhecida como Agaxtur Operadora”, disse.
Mais novidades serão divulgadas em breve, inclusive com grandes campanhas pelo mercado. Enquanto isso, Aldo destaca que hoje 80% das vendas da operadora são concentradas em destinos internacionais. É por isso que, segundo ele, a Agaxtur aposta fortemente nos Estados Unidos para manter o crescimento em 2025.
Aldo participa de uma agenda intensa voltada à consolidação de parcerias e à diversificação da oferta para além do tradicional eixo Miami-Orlando. “A Agaxtur hoje tem 80% do movimento no internacional, e 20% no nacional. Desse total, os Estados Unidos representam cerca de 35%. É uma fatia grande. Nosso destino mais vendido é Orlando, com a Flórida sendo sempre o carro-chefe do grupo”, afirmou Leone.
Os produtos relacionados a parques temáticos lideram as vendas neste sentido, mas a empresa vem expandindo o portfólio com outras cidades da Flórida e regiões menos exploradas. “Estamos fazendo campanhas com Visite Orlando, Visite Florida e cidades como St. Augustine, Ocala, Naples… É a Agaxtur saindo um pouco da ligação Miami-Orlando”, contou Aldo Leone Filho.
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O executivo destaca que o mercado norte-americano como um todo também está aquecido no segmento de Viagens de incentivo, com grupos já confirmados para 2026. “Temos propostas para Nova York, Las Vegas… Os Estados Unidos voltam com força também no corporativo”, destacou.
Durante o evento, Leone reforçou ainda a importância do networking com fornecedores locais e citou o exemplo do Alasca, que deve ganhar destaque no portfólio da Agaxtur nos próximos anos. “Em 2027, o navio Explora Journeys — da categoria premium, que é o que mais vendemos — vai operar cruzeiros de Seattle a Vancouver, com pós-tour em Vancouver. Já estamos planejando para isso”, disse.
Aldo Leone comenta sobre alta do IOF
Apesar do câmbio e do IOF ainda afetarem o planejamento de viagens ao exterior, o presidente da operadora minimiza os efeitos negativos. “O IOF é ruim pra todo mundo e bom pra todo mundo, porque ele parametrizou o cartão, as vendas diretas e as nossas também. Equalizou o jogo”, revelou ele.
E entre os grandes motivos para estar no IPW, Leone destaca a Copa do Mundo de 2026, que terá jogos nos Estados Unidos, México e Canadá. “A base será nos Estados Unidos, com centro em Orlando. Já começamos a vender pacotes para a Copa, com diferentes formatos — desde quem quer acompanhar só um jogo até quem pretende visitar várias sedes”, explicou.
Muito além dos EUA
Além dos EUA, a Agaxtur viu desempenho acima do esperado em outros destinos internacionais. “Crescemos 7% em relação a 2024, o que é positivo, considerando que muitos operadores caíram 35%, 40%, até 50%”, afirmou.
A operadora também vendeu quatro vezes mais Chile do que Argentina na temporada de neve deste ano, e superou em 5% os números dos circuitos europeus rodoviários, especialmente os premium, como Escandinávia e Europa Central.
Para os próximos meses, a atenção também se volta ao setor marítimo. “Estamos esperando boas novidades para a temporada de cruzeiros. Já pedimos a duas companhias — Costa e MSC — para trazerem mais navios novos ao Brasil. Esperamos uma surpresa por aí”, concluiu.
A PANROTAS viaja a convite da US Travel, com proteção Intermac Assistance.
Fonte: https://www.panrotas.com.br/mercado/operadoras/2025/06/agaxtur-operadora-empresa-lancara-campanha-de-branding-de-70-anos-com-novo-posicionamento_218605.html