Clientes da Caixa Econômica Federal relatam instabilidade no aplicativo Caixa Tem desde esse domingo (15/6), com transferências via Pix que não chegaram ao destinatário nem aparecem no extrato bancário. O problema persiste nesta segunda-feira (16/6), data de liberação do Bolsa Família.
Segundo os relatos, o valor é debitado do saldo, mas a transação não é concluída — e, mesmo após mais de 24 horas, não há estorno nem confirmação.
Conforme o site Downdetector, que monitora falhas em serviços digitais, houve um pico de 648 reclamações às 12h52 desse domingo. Nesta segunda, o número voltou a subir, com 222 relatos às 12h21.
Nas redes sociais, o tom de revolta é generalizado. “O app da Caixa é muito seguro, porque às vezes nem eu consigo tirar meu dinheiro de lá”, ironizou um internauta. “Além de sem dinheiro, eu não consigo nem entrar no aplicativo”, escreveu outro.
até agora o caixa tem não devolveu meu dinheiro
agora além de sem dinheiro eu não consigo nem entrar no aplicativo— Mika (@gezemikaelaa) June 16, 2025
A falha levou alguns clientes até agências da Caixa. No entanto, muitos foram orientados a aguardar até o fim do dia, quando, segundo os funcionários, o sistema deveria se normalizar.
Leia também
-
Mirelle Pinheiro
PF faz operação contra grupo que dava golpe em clientes da Caixa
-
Negócios
Expansão do crédito levou a lucro bilionário, diz presidente da Caixa
-
Mirelle Pinheiro
PF investiga funcionário da Caixa por fraude de R$ 11 milhões via PIX
-
Distrito Federal
Mulher devolve Pix recebido por engano com ajuda da Caixa
O episódio fomentou críticas à confiabilidade do aplicativo Caixa Tem, criado durante a pandemia e amplamente utilizado por beneficiários de programas sociais. No X (antigo Twitter), usuários questionam a transparência da instituição e a ausência de suporte efetivo durante a pane.
A Caixa informou que houve instabilidade nos aplicativos no domingo (15/6), mas que os serviços foram restabelecidos. O banco afirma que “eventuais pendências de transações serão regularizadas”, mas não informou quantos clientes foram afetados.
Fonte: https://www.metropoles.com/brasil/aplicativo-caixa-falha-clientes-dinheiro