Espaços culturais do Ceará recebem programação especial no Mês do Orgulho LGBTI+

Durante todo o mês de junho, os equipamentos culturais do Governo do Ceará promovem uma programação especial em alusão ao Mês do Orgulho LGBTI+. As atividades acontecem em diversos espaços da Secretaria da Cultura (Secult) e buscam valorizar a diversidade, fortalecer o debate sobre identidade de gênero e orientação sexual, além de celebrar a arte e a cultura LGBTI+.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A programação inclui apresentações artísticas, rodas de conversa, oficinas, exposições e lançamentos de livros, espalhados por diferentes cidades do estado. A ação é realizada por meio da Coordenadoria da Diversidade, Acessibilidade e Cidadania Cultural (Codac) e da Coordenadoria da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Copec), com gestão dos Institutos Dragão do Mar e Mirante de Cultura e Arte.

Entre os destaques estão o espetáculo **“Mystura Tropycal”**, do grupo *No Barraco da Constância Tem!*, apresentações musicais, mostras audiovisuais e rodas de conversa sobre memória, saúde e cultura LGBTQIAPN+.

Confira a programação especial no Mês do Orgulho LGBTI+

20 e 21 de junho – Museu da Imagem e do Som (MIS)
Exibição das obras “Kebranto”, de Jonas Van e Juno B, e “Fragmento KYMERA”
Sala Imersiva – Av. Barão de Studart, 410 – Meireles, Fortaleza
Gratuito

22 de junho – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC)
A partir das 18h, a Varanda dos Museus recebe uma programação com pré-parada, abertura de exposição, lançamento de livro, shows de transformistas e o The Pride Ballshow, além da entrega dos prêmios Arco Íris e Tijolão.
Gratuito

23 de junho – Museu do Ceará
15h – Roda de conversa *“Orgulho & Memória – Vozes que ecoam história”*, com Elísio Loiola, Valéria Mendonça e Lena Oxa.
Rua Major Facundo, 584 – Centro, Fortaleza

Gratuito

26 de junho – Pinacoteca do Ceará
17h – *“Conversa de Ateliê – Memórias LGBTI+ no Centro de Fortaleza”*, com Lena Oxa e mediação de Dediane Souza.
Rua 24 de Maio, 34 – Centro, Fortaleza
Gratuito (40 vagas, inscrição na recepção 1h antes)

27 de junho
Cineteatro São Luiz** – 19h – Espetáculo “Metendo a Boca”, com Ricardo Tabosa.
Rua Major Facundo, 500 – Centro, Fortaleza
Gratuito (retirada de ingressos 1h antes)

Estação das Artes – 18h – Espetáculo “Alice no País do Brega Funk”, com a Cia 085, além de apresentações de DJ Nenel, Brunin do Gera e Gabi Vick.

Casa de Antônio Conselheiro (Quixeramobim) – 19h – Lançamento da Chamada Pública para a exposição “Degenerado Tibira” e roda de conversa com Eduardo Bruno e Waldirio Castro.

Museu da Imagem e do Som (MIS) – Exibições de*“Kebranto” e “Fragmento KYMERA” na Sala Imersiva.

28 de junho
Theatro José de Alencar (TJA) – 17h e 19h – Espetáculo “Mystura Tropycal”, no Morro do Ouro.
Rua Liberato Barroso, 525 – Centro, Fortaleza

Hub Cultural Porto Dragão – 14h – XV Festival de Chorume – Festival Audiovisual.
Rua Bóris, 90 C – Centro, Fortaleza

Museu da Imagem e do Som (MIS) – 18h – Show “Quem eu quiser”, com Rebeca Câmara.

Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo (Crato)
10h – Rádio Unaé – Programa 20 minutos, com Brendha Vlazack (Tema: Saúde da comunidade LGBTQIAPN+)
11h – Programa Presença Cênica, com Helionio (Tema: Cena Drag no Cariri)

29 de junho – Theatro José de Alencar (TJA)
17h e 19h – Espetáculo “Mystura Tropycal”, no Morro do Ouro.
Rua Liberato Barroso, 525 – Centro, Fortaleza
Gratuito

Além dessas atividades, o Museu da Imagem e do Som realiza projeções especiais e exibições em alusão ao mês do orgulho durante todas as sextas e sábados de junho.

Cultura e diversidade em rede

A programação do Mês do Orgulho LGBTI+ integra o trabalho da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), que reúne 27 espaços administrados pelo Governo do Estado, entre museus, centros culturais, bibliotecas e escolas de arte. A ação reafirma o compromisso da Secult com a promoção da diversidade, da inclusão e do acesso democrático à cultura em todas as regiões do Ceará.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também| Centro Cultural Belchior promove programação gratuita em alusão ao Mês do Orgulho LGBTQIAPN+

Fonte: https://gcmais.com.br/noticias/2025/06/21/espacos-culturais-do-ceara-recebem-programacao-especial-no-mes-do-orgulho-lgbti/