Este conteúdo foi originalmente publicado no Agora RN – Portal de Notícias do Rio Grande do Norte. Visite https://agorarn.com.br para mais notícias de Natal e RN.
A cidade de Ipanguaçu, localizada no Vale do Açu, sediará a IV Assembleia Potiguar do Clima (ASCOP) no dia 25 de junho de 2025, das 8h às 13h, no auditório do IFRN – Campus Ipanguaçu. O tema da edição será “Desertificação da Caatinga: Plantio de 5 milhões de mudas”, com foco em discutir ações contra o avanço da desertificação no semiárido do Rio Grande do Norte.
A ASCOP é um evento itinerante que já passou por Caicó, Mossoró e São Gonçalo do Amarante, com base nas deliberações da Conferência Potiguar do Clima (COP Potiguar). Esta edição conta com o envolvimento de instituições como UFRN, IFRN, UFERSA, UERN, FEMURN e IBAMA, e tem como objetivo ouvir os territórios e promover o diálogo entre comunidade acadêmica, gestores, setor produtivo e sociedade civil.
Durante a abertura da Assembleia será apresentada uma atividade prática no viveiro de mudas do IFRN de Ipanguaçu, voltada à recuperação da vegetação da Caatinga e ações de reflorestamento. “Realizaremos uma atividade prática no nosso viveiro de mudas aqui no instituto, que já vem apoiando ações de reflorestamento na região”, explicou o professor José Geraldo, coordenador da IV ASCOP-RN.
Para o professor Robério Paulino, idealizador da COP Potiguar, a iniciativa busca integrar diferentes setores sociais. “A IV ASCOP-RN é mais do que um evento; é um movimento de articulação entre Ciência, educação, cultura e território”, afirmou.
A programação inclui mesa de abertura, exposição temática e debate com especialistas e representantes de instituições ligadas ao meio ambiente, sustentabilidade e educação ambiental.
A Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro, ocupa cerca de 850 mil km² em nove estados do Nordeste e cobre 95% do território do Rio Grande do Norte. No estado, estima-se que 45% da vegetação original da Caatinga foi desmatada desde a colonização, e menos de 9% da área remanescente está protegida por unidades de conservação.
Pesquisas apontam que até 99% das espécies vegetais da Caatinga podem sofrer impacto das mudanças climáticas até o fim do século. O bioma abriga mais de 2 mil espécies de plantas e 350 espécies de aves, muitas ameaçadas de extinção.
As inscrições para participar da IV ASCOP são gratuitas e podem ser feitas no sistema SUAP. A participação garante certificação com carga horária de cinco horas.
Data: 25 de junho de 2025
Horário: 8h às 12h30
Local: IFRN – Campus Ipanguaçu
Inscreva-se aqui: https://suap.ifrn.edu.br/eventos/inscricao/1/7544/
Leia mais notícias do Rio Grande do Norte no Agora RN: https://agorarn.com.br | Siga-nos: Facebook.com/agorarn
Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/assembleia-potiguar-do-clima-plantar-mudas/