PANROTAS / Emerson Souza
A Bahia consolidou durante o PANROTAS Next 2025 de Florianópolis sua estratégia de diversificação turística baseada no fortalecimento do São João como produto turístico e na interiorização do fluxo de visitantes. Maria Cristina Mariotti, da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), destacou que o São João é a segunda maior festa do Estado, perdendo apenas para o Carnaval, e que a Bahia lidera o Turismo nacional e internacional com melhorias significativas na conectividade, incluindo voos diretos para Paris e Madri, além de projetos para conectividade com a China.
O Estado conta com 16 aeroportos, sendo dois internacionais, e uma rede hoteleira com mais de 400 unidades em Salvador e três mil na soma de todo o Estado. Uma novidade significativa é a chegada da Rede Anantara, de alto luxo, que construirá sua primeira unidade na América do Sul no Parque Chios, além do desenvolvimento de um parque aquático na Costa do Sauípe, com previsão de conclusão para 2026, ambos voltados para incrementar o turismo internacional e de alto luxo.
PANROTAS / Emerson Souza
O roadshow “São João da Bahia 2025” percorreu São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, reunindo cerca de 900 operadores e agentes de viagens para promover a infraestrutura e programação dos festejos juninos em cidades do interior como Lençóis, Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas, Jequié, Prado e Porto Seguro. Em Salvador, a festa acontece em dois grandes polos: no Parque de Exposição, próximo ao aeroporto, e no centro histórico, com forró pé-de-serra tradicional.
A estratégia de interiorização inclui três zonas turísticas principais: o litoral, que vai da Costa dos Coqueiros ao Sul da Bahia; a Bahia de Camamu na Costa do Dendê; e o interior, destacando a Chapada Diamantina com suas rotas da cachaça e do vinho. O Estado oferece cerca de 20 segmentos turísticos e está estruturado em 13 regiões turísticas, cada uma com características únicas, desenvolvendo ainda turismo inclusivo para o público 60+, LGBTQIA+ e projetos de acessibilidade.
“É um povo hospitaleiro, que gosta de festa, tem uma radiosidade muito grande e uma gastronomia muito forte”, definiu Maria Cristina ao apresentar o conceito de “baianidade” – resultado da soma de festividade, diversidade, hospitalidade e felicidade. A estratégia da Setur-BA demonstra o compromisso do estado em diversificar sua oferta além da capital e do litoral tradicional, aproveitando a rica diversidade cultural e natural baiana para atrair visitantes durante todo o ano.
O Next Florianópolis é patrocinado por Bahia Turismo, Civitatis, Copa Airlines, CVC, EHTL, Governo da Bahia, Turismo de Curaçao, Turismo do Mato Grosso do Sul, Turismo do Paraná, Visit Espírito Santo, Visual Turismo, com o apoio do Majestic Palace Hotel.
Fonte: https://www.panrotas.com.br/mercado/destinos/2025/06/sao-joao-e-interiorizacao-bahia-capacita-agentes-de-florianopolis-no-next_218849.html