O Grêmio, clube gaúcho dos mais tradicionais do futebol brasileiro, concluiu recentemente a migração de seu ERP para o SAP S/4HANA, projeto que incluiu também a modernização do banco de dados. O projeto foi executado com apoio da Claranet Brasil e da AWS, e ajudou o time a superar a tragédia climática que assolou o Rio Grande do Sul em maio do ano passado.
Antes da modernização, o Grêmio enfrentava desafios de produtividade e experiência dos usuários. Eram necessárias não só melhorias nesses dois aspectos, mas também ampliar a segurança e a governança dos dados. Outro objetivo foi acelerar a jornada de transformação digital do clube.
O impacto do projeto ficou mais evidente quando, dois meses depois de concluído, o estado enfrentou a maior tragédia climática da história. A região da Arena do Grêmio foi uma das mais atingidas pela cheia na capital gaúcha, e a estrutura em nuvem garantiu a continuidade operacional mesmo com as inundações.
Leia também: HPE turbinará estádio do Inter Miami com conectividade de ponta e IA
“Enquanto outras empresas corriam para resgatar seus data centers com barcos, o Grêmio não precisou se preocupar. Se estivéssemos no modelo antigo, teríamos enfrentado seis meses de downtime. O ROI do projeto se pagou antes mesmo da primeira fatura da AWS”, lembra em comunicado Thiago Hendges, gerente de TI do Grêmio.
Além da resiliência, o novo ambiente permitiu, segundo as partes, o uso de automação, aumento da visibilidade e possibilidade de escalabilidade do ambiente. O objetivo é poder concentrar esforços na experiência dos sócios e dos torcedores.
“Esse projeto mostra como a inovação pode ir além do campo e se tornar um ativo estratégico para a continuidade e evolução de organizações em qualquer setor”, diz em comunicado Helton Pereira, diretor de operações da Claranet Brasil.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!
Fonte: https://itforum.com.br/noticias/migracao-s4hana-gremio/