Foto: Reprodução/Ecovias
Pedágio mais caro do país receberá um aumento de mais 5,31%; litoral ainda contará com mais de 10 praças de pedágio da nova privatização
As tarifas de pedágio das rodovias paulistas vão ficar mais caras, em média 5,31% a partir da próxima terça-feira (1º). O aumento vale para todas as rodovias estaduais concedidas à iniciativa privada, com exceção da concessionária Entrevias, cujo reajuste se dará a partir do dia 6 de julho.
O reajuste foi autorizado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e publicado no Diário Oficial desta terça-feira (24).
As tarifas de pedágios subirão para as seguintes rodovias:
Concessionária do Sistema Anhanguera-Bandeirantes (Autoban); Concessionária de Rodovias do Interior Paulista (Intervias); Concessionária Rota das Bandeiras; Renovias Concessionária; Rodovias das Colinas; Concessionária Auto Raposo Tavares (Cart); ViaRondon Concessionária de Rodovia; Concessionária Rodovias Integradas do Oeste (SPVias); Concessionária Rodovias do Tietê; Concessionária Ecovias dos Imigrantes; Concessionária Ecovias do Leste Paulista; Concessionária do Rodoanel Oeste; Concessionária SPMar e Rodovia dos Tamoios.
O reajuste médio para cada rodovia paulista foi baseado na variação da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) entre os meses de junho de 2024 e maio de 2025. Com base na tabela atual de preços publicada no site da Artesp, em alguns casos os valores vão subir de 5,16% a 10,71% dos valores atuais cobrados pelas principais concessionárias do estado.
No sistema Anchieta-Imigrantes, um dos mais caros de São Paulo, com a concessão da Ecovias, por exemplo, o valor do pedágio vai saltar dos atuais R$ 36,80 para R$ 38,70 para veículos de passeio que saírem da capital com destino ao litoral sul.
NOVOS PEDÁGIOS
No mesmo litoral sul, a Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-055), passará por um processo de instalação de praças de pedágio a partir do final de 2025, de acordo com a Concessionária Novo Litoral (CNL), que administra parte da estrada.
A CNL assumiu a responsabilidade da rodovia em novembro de 2024. Segundo a concessionária, a implementação dos pedágios será gradual e ocorrerá somente após a entrega de melhorias significativas para os usuários da via em seu segundo ano de concessão, que se inicia em novembro deste ano.
A primeira etapa das instalações dos pedágios incluirá três pórticos de cobrança entre Pedro de Toledo e Itariri. Após isso, o projeto deverá seguir para outras cidades, como Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe, a partir do quarto ano de concessão da CNL, em novembro de 2027.
O deputado Caio França (PSB) se posicionou em suas redes sociais contra a iniciativa de implementação dos pedágios. De acordo com o deputado estadual, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Itariri e Pedro de Toledo seriam diretamente impactadas com os pórticos, mas a população de outras cidades também sofreria prejuízos.
“O custo do frete é um dos principais requisitos para o custo final de todos os produtos, afinal, tudo chega através das estradas”, disse o parlamentar.
Fonte: https://horadopovo.com.br/tarcisio-autoriza-mais-um-aumento-e-pedagio-na-anchieta-imigrantes-custara-r-3870/