Foto: Ascom SSP –
O estado obteve nota máxima em todos os critérios avaliados, sendo reconhecido como referência no Brasil pelo Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp)
Reunindo autoridades dos três poderes, representantes da sociedade civil e profissionais da segurança pública, a conferência teve como objetivo construir propostas concretas para o fortalecimento do setor. Durante o encontro, foi apresentado um estudo elaborado por um grupo técnico sobre a transparência dos dados na segurança pública, com foco nos CVLIs. O Piauí foi considerado o estado mais transparente do país neste indicador.
Para o secretário Chico Lucas, o reconhecimento é resultado de uma política séria e comprometida com a governança de dados. “Transparência é um pilar fundamental da segurança pública. Esse reconhecimento mostra que o Piauí não apenas registra os dados, mas os trata com responsabilidade e seriedade, sempre com clareza e foco na proteção da vida e no fortalecimento da confiança da população”, afirmou.
Ao todo, foram analisados sete critérios, nos quais o Piauí alcançou nota máxima (10). São eles: Implementação do uso da sigla Crime Violento Letal Intencional (CVLI); Implementação da natureza de registro Morte por Intervenção Legal de Agente do Estado (MILAE); Implementação da natureza de registro Mortes por Causas Indeterminadas (MCI); Contagem de vítimas; Registros por cidade; Local da ação; e Data e hora da ação.