Câmara aprova redução do orçamento do Brand USA

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Congresso aprovou projeto de lei que reduz orçamento do Brand USA

Um dia após o Senado dos Estados Unidos aprovar o projeto de orçamento que reduz drasticamente os recursos federais destinados ao Brand USA, órgão responsável pela promoção dos EUA no Exterior, mesmo após pressão dos destinos e do próprio US Travel Association, hoje foi a fez da Câmara dos Deputados fazer o mesmo com 218 fotos a favor e 214 contra, outra votação acirradíssima.

Com a aprovação de todo o Congresso, o projeto de lei agora segue agora para a sanção do presidente Donald Trump, que deve oficializar o “Big Beautiful Bill” nesta sexta-feira, 4 de julho, data icônica porque é comemorado o Dia da Independência dos Estados Unidos.

Com isso, a verba, que antes era de até US$ 100 milhões por ano em fundos equivalentes, cairá para apenas US$ 20 milhões no ano fiscal de 2026, ou seja, uma queda de 80%. A drástica redução fará com que o Brand USA perca poder de investimento em promoção, o que pode causar consequências diretas no fluxo de turistas internacionais para o país nos próximos anos.

Além do corte projetado, o Brand USA enfrenta uma crise adicional: a organização não recebe aportes federais desde janeiro, segundo fonte próxima à U.S. Travel Association, o que compromete diretamente os planos da entidade, que se prepara para lançar a campanha internacional “America the Beautiful” em agosto. O projeto deve ser iniciado em menor escala do que o previsto originalmente.

É bom frisar que o corte no Brand USA não estava no projeto de lei original. Foi o Senado que propôs e aprovou o corte, e o relatório oficial confirma que o texto com esse corte foi enviado para a votação hoje na Câmara. Ou seja, a versão aprovada hoje manteve os mesmos cortes sem emendas ou remoções específica.

Geoff Freeman, CEO do US Travel, destacou a necessidade urgente do Congresso restaurar o financiamento federal integral para o Brand USA. Os recentes cortes reduzem a contrapartida federal de até US$ 100 milhões anuais para apenas US$ 20 milhões.

O orçamento proposto por Trump para o ano fiscal de 2026 inclui um pedido para restaurar esse financiamento, e Freeman pediu aos legisladores que cumpram essa meta, ressaltando sua importância para promover os EUA antes do 250º aniversário do país e outros grandes eventos internacionais durante o mandato de Trump.

One Big, Beautiful Bill Act

O projeto aprovado é um pacote de gastos e cortes fiscais estimado entre US$ 3 e 4 trilhões, que torna permanentes os cortes de impostos implementados em 2017, introduz isenções fiscais para gorjetas e horas extras, e oferece deduções adicionais para idosos e famílias, incluindo um crédito infantil reforçado de até US$ 6.000.

Para financiar essas medidas, o plano promove cortes de aproximadamente US$ 1,2 trilhão em programas sociais como Medicaid, vale-alimentação (SNAP) e subsídios a energias limpas, além de impor exigências de trabalho e coparticipação que podem excluir milhões de beneficiários.

O pacote também amplia significativamente os investimentos em defesa e segurança de fronteira, com US$ 150 bilhões destinados a agências de imigração e à construção de barreiras físicas. O teto da dívida será elevado em até US$ 5 trilhões. Projeções indicam que entre 11,8 e 17 milhões de pessoas podem perder a cobertura de saúde, e o déficit público pode crescer entre US$ 3,3 e US$ 3,8 trilhões na próxima década.

Impacto do trabalho do Brand USA de 2013 a 2024

PANROTAS / Pedro Menezes

Esforços do Brand USA entre 2013 e 2024 para incrementar Turismo nos EUA

Esforços do Brand USA entre 2013 e 2024 para incrementar Turismo nos EUA

Segundo Fred Dixon, o Brand USA foi responsável por:

  • 10,3 milhões de visitas incrementais entre 2013 e 2024
  • US$ 34,7 bilhões em gastos incrementais no mesmo período
  • 40,3 mil empregos adicionais em média apoiados por ano
  • US$ 9,96 bilhões em impostos federais, estaduais e locais gerados
  • US$ 75,7 bilhões de impacto econômico total

“Em 2024, por exemplo, os esforços de marketing do Brand USA foram responsáveis por 1,6 milhão de visitantes adicionais, por quase US$ 6 milhões em gastos diretos desses visitantes e quase US$ 13 bilhões em impacto econômico total. E isso gerou quase 80 mil empregos incrementais. E isso acontece em um contexto histórico dos últimos 12 anos, incluindo o período da Covid-19”

Fred Dixon, CEO do Brand USA

Fonte: https://www.panrotas.com.br/mercado/destinos/2025/07/camara-dos-eua-aprova-corte-no-orcamento-do-brand-usa-proposta-vai-a-sancao-de-trump_219192.html