PANROTAS / Karina Cedeño
GOIÂNIA (GO) – Durante a cerimônia de abertura da Expo Turismo Goiás 2025, o presidente da Goiás Turismo e secretário de Turismo do Estado de Goiás, Roberto Naves, falou sobre as mudanças pelas quais a Goiás Turismo está passando.
“Nós estamos mudando a estrutura da Goiás Turismo e deixando de ser simplesmente meros apoiadores para assumir a realização de alguns eventos e algumas ações junto a todos os secretários e a todos os prefeitos do Estado de Goiás”, comenta Naves. “Muitas pessoas me perguntam o que eu espero deixar na Goiás Turismo e eu respondo: uma mudança de mentalidade, para que o órgão possa realmente saber o seu espaço, ocupá-lo com liderança e fazer valer aquilo que é de direito e que é a sua obrigação”.
No entanto, ele afirma que muito ainda precisa ser feito. “Nós temos a rota do vinho, do queijo, as águas termais, a temporada do Araguaia, temos tantas coisas e aqui o turista pode vir, porque somos o Estado mais seguro do Brasil. Mas é preciso entender o mercado e trabalhar de mãos dadas com todos os segmentos, com a rede hoteleira, com o trade, porque o governo – não só o governo de Goiás, mas todos os governos – muitas vezes não conseguem realizar aquilo que é sua obrigação”, comenta.
“Não existe mais Turismo sem tecnologia”
Roberto Naves também destacou o papel fundamental da tecnologia no setor de Turismo. “Não existe mais Turismo sem tecnologia. Mas essa tecnologia não estará só nos prédios e grandes hotéis que serão construídos. Ela tem que estar presente na forma com que nós vamos vender esses hotéis. A primeira grande discussão que eu tive dentro da Goiás Turismo foi: nós vamos participar da feira, mas nosso estande seriam vários balcões onde as pessoas poderiam levar os seus impressos para poder distribuir. E eu falei que, para mim, isso não daria certo. Ou nós participamos da feira para mostrar o que a Goiás Turismo tem de tecnologia, com tudo que há de mais avançado, ou nós não podemos ir lá para entregar papel”.
O mercado privado só vai onde o turista já está
O presidente da Goiás Turismo e secretário de Turismo do Estado de Goiás também destacou que os destinos turísticos precisam de infraestrutura para, depois, atrair investimentos da iniciativa privada.
“Nós temos a mania de querer desenvolver o Turismo já com infraestrutura. Mas o mercado privado só vai onde o turista já está. Ele não vai atrair o turista. Esse não é o papel dele e nem da rede hoteleira. Esse é o papel da Goiás Turismo, da Embratur e do Ministério do Turismo. E se eu não tenho estrutura de hotel, como eu vou receber o turista que quer ficar acampado nas barracas para conhecer a maior rede de cavernas da América do Sul, em Terra Ronca? Quando esse turista começar a ficar acampado em barracas, essa imagem começar a correr o mundo e o número de turistas aumentar, aí é que a iniciativa privada chega”
Secretário de Turismo do Estado de Goiás, Roberto Naves
Sobre a Expo Turismo Goiás, ele afirma: “Temos certeza de que em 2026 essa feira será maior ainda. Se a Goiás Turismo, a Embratur, o Ministério do Turismo vão participar de algum evento, têm que levar a Expo Turismo Goiás para divulgá-la, porque é assim que nós vamos atrair novas pessoas, novas empresas e tornar o evento cada vez maior”, conclui.
O Portal PANROTAS viaja a convite da Expo Turismo Goiás.
Fonte: https://www.panrotas.com.br/mercado/feiras/2025/07/goias-turismo-anuncia-mudanca-de-estrutura-e-nova-mentalidade-durante-expo-turismo-goias%C2%A0_219183.html