Ceará terá investimento de R$ 352 milhões para a saúde, anuncia ministro em Fortaleza

O Ceará receberá um investimento no valor de R$ 362 milhões, direcionados para a área da saúde, conforme anunciado nesta sexta-feira (4) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em evento em Fortaleza. Também participaram do anúncio o governador Elmano de Freitas, o prefeito Evandro Leitão e o ministro da Educação, Camilo Santana.

O montante será destinado à reestruturação de hospitais, ampliação de leitos e aumento da capacidade de cirurgias e atendimentos, com o objetivo de reduzir o tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS).

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Alexandre Padilha, na ocasião, destacou a importância da união entre as esferas de governo para transformar a saúde local: “A mensagem mais importante é essa parceria, a união, Governo Federal do presidente Lula, governador Elmano, prefeito Evandro, para a gente transformar ainda mais a saúde de Fortaleza.”

Ele ainda anunciou a reabertura de leitos de UTI e enfermaria na Santa Casa, que terá 274 leitos entregues até o final do ano, e a chegada de um novo equipamento de radioterapia para o tratamento do câncer, que começará a funcionar este mês.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, enfatizou o impacto da reestruturação na rede municipal: “Nós iniciamos com o fortalecimento, alguns meses atrás, do IJF, quando nós tivemos um incremento extremamente expressivo, tanto nos procedimentos cirúrgicos, como também nos exames, e agora nós chegamos nos hospitais, no caso, nos Gonzaguinhas, nos Frodinhas, no Hospital Nossa Senhora da Conceição, como também lá nas policlínicas, no Hospital Nossa Senhora da Conceição… Está em reforma, a primeira etapa será entregue agora em outubro, onde nós iremos entregar os leitos de maternidade, obstetriz e até o final do ano nós estaremos entregando aí os demais leitos.” Ele também destacou a gestão tripartite entre governo federal, estadual e municipal para fortalecer a Santa Casa e ampliar cirurgias, exames e consultas.

O governador Elmano de Freitas, por sua vez, ressaltou que grande parte dos recursos é destinada ao custeio permanente, garantindo a ampliação e a manutenção dos serviços. “Quando nós unificamos a regulação do Estado com a Prefeitura, significa que aquele cidadão que está em uma fila, que passa a ser única. Onde tiver o leito, onde tiver a possibilidade da sua cirurgia ser feita, não vai interessar se o hospital é do Estado ou da Prefeitura. Ele vai ser colocado para ser atendido onde tem a possibilidade dele ser atendido.” Essa medida, segundo ele, visa dar maior celeridade e eficiência no atendimento.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Além de Fortaleza, o investimento contempla a interiorização da saúde com obras e melhorias em hospitais de Sobral, Itapipoca, Acaraú e Crateús, ampliando o acesso a serviços de alta e média complexidade. O governador também destacou a implantação de serviços de oncologia em várias regiões.

Padilha anunciou uma iniciativa nacional chamada “Agora Tem Especialistas”, que permite que hospitais privados e filantrópicos com dívidas com a União possam trocá-las por mais cirurgias e exames, ampliando o atendimento no SUS. Segundo ele, “é o maior mutirão nacional já feito na história do SUS, nunca foi feito em quarenta e cinco hospitais universitários em todo o país e o mais amplo também.”

Leia também | Não para, não para, não para: Chagas Vieira diz que slogan pegou “porque é algo real”

Fonte: https://gcmais.com.br/noticias/2025/07/04/ceara-tera-investimento-de-r-352-milhoes-para-a-saude-anuncia-ministro-em-fortaleza/