A adoção de inteligência artificial e automação na área de recursos humanos está transformando a área, tornando-a mais estratégica e centrada no colaborador. Para Kássia Sales, presidente da seccional do Ceará da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-CE), a tecnologia permite que os gestores se concentrem no “desenvolvimento e experiência” dos funcionários, além de permitir às empresas aprimorar processos “com foco em eficiência, desenvolvimento interno e talento estratégico”.
Algumas pesquisas demonstram os avanços. Um estudo realizado pela Caju, empresa especializada em soluções para gestão de RH, em parceria com as startups Comp e Pipo Saúde, indicou que 47,8% das empresas brasileiras já utilizam IA em processos. Foram ouvidos 196 profissionais de RH de diversos setores e regiões do Brasil.
Outro estudo, esse realizado pela Careerbuilder em 2024, revelou que 93% das empresas com automação relatam economias expressivas de tempo, e 67% reduções nos custos operacionais.
Além do recrutamento, o RH automatiza tarefas como folha de pagamento, suporte via chatbot e controle de benefícios, entre outras. Plataformas de IA oferecem ainda análises preditivas que identificam a taxa de rotatividade de funcionários, lacunas de competências e até risco de burnout, permitindo intervenções antecipadas, diz Kássia Sales.
Leia mais: Quer começar na tecnologia? Veja mais de 10 mil bolsas para cursos gratuitos
A presidente reforça também a importância do equilíbrio. “Ainda que grande parte das empresas usem IA em recrutamento e outros processos, precisamos garantir que a tecnologia complemente e não substitua o julgamento humano”, diz.
Para ela, é importante que as empresas invistam em soluções tecnológicas, mas que também “promovam capacitação tecnológica e criem grupos éticos que garantam transparência no uso de dados”.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!
Fonte: https://itforum.com.br/carreira/automacao-rh-reduz-custos/