Haddad diz que não pretende deixar a Fazenda para disputar eleições

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que não pretende deixar o cargo para disputar as eleições de 2026.

Em entrevista ao Metrópoles, na manhã desta terça-feira (8/7), Haddad ressaltou que deseja permanecer à frente da Fazenda até o fim do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O ministro também disse não enxergar um cenário em que Lula o peça para concorrer a algum cargo eletivo no próximo ano.

“O que me perguntaram foi: ‘você pretende ficar até o final do mandato?’. Eu disse que pretendo, mas não é algo que eu possa garantir, porque não tenho um mandato. O cargo é do presidente da República. Eu gostaria de concluir minha agenda à frente da Fazenda”, afirmou.

Veja a entrevista completa do ministro Fernando Haddad ao Metrópoles:

Haddad acrescentou que nunca tratou do assunto com Lula. “Eu nunca conversei sobre 2026 com o presidente. Nunca. Nunca conversamos sobre isso […] Nós conversamos sobre ele [a candidatura de Lula à reeleição]”, disse Haddad aos jornalistas Igor Gadelha, Mariana Andrade e Gabriela Pereira, do Metrópoles.

“Força antinacional”

Haddad afirmou que  a oposição do governo no Congresso atua como uma força “antinacional” e que não colabora com os interesses do país, chegando a prejudicar até as Forças Armadas.

Ao Metrópoles, o chefe da Fazenda criticou parlamentares que se dizem “patriotas”, mas que, segundo ele, “batem continência à bandeira dos Estados Unidos” e “torcem por um golpe externo”, o que, para Haddad, não condiz com o papel de um representante do povo.

“A extrema direita é antinacional. Ela não está colaborando com os interesses nacionais. Hoje, em virtude dessa oposição completamente irresponsável, estamos deixando as Forças Armadas — que não têm verbas vinculadas — sem recurso. O Itamaraty sem recurso. Tudo isso para beneficiar meia dúzia de empresários”, afirmou Haddad.

Fonte: https://www.metropoles.com/brasil/haddad-diz-que-nao-pretende-deixar-a-fazenda-para-disputar-eleicoes