Divulgação
Um estudo feito pelo TTWGroup revela que o faturamento com as vendas de cruzeiros de luxo cresceu 23% em 2024 em relação ao ano anterior, chegando a 100% quando comparado com 2019.
Parte desses números se deve à chegada de novas marcas ao mercado, como a Explora Journeys e a Scenic, com novos navios entrando em operação. A aposta de redes hoteleiras no setor também estimula esse aquecimento, ao oferecer aos viajantes experiências luxuosas sob a tutela de grandes nomes como Four Seasons, Ritz-Carlton, Orient-Express (Accor), Aman e Oberoi, que preparam novos iates que serão lançados nos próximos anos.
Ao mesmo tempo, clientes repeaters navegam em companhias já estabelecidas, como Silversea, que também vem lançando novos navios nos últimos anos.
“O mercado de cruzeiros de alto padrão vive um momento único e que está sendo impulsionado por investimentos de companhias marítimas e tradicionais redes de hotelaria em produtos que oferecem experiências impecáveis com a possibilidade de explorar novos destinos como o norte da Europa, Japão, Sul da Ásia, Galápagos e Antártica”
Eduardo Gaz, CEO do TTWGroup
Cruzeiros multigeracionais em alta
As viagens multigeracionais, nas quais várias gerações de uma mesma família viajam juntas, têm sido uma tendência observada no setor de cruzeiros de luxo. Confira, abaixo, outras tendências identificadas pelo TTWGroup:
- Viagens de expedição: nessa modalidade, os viajantes conhecem lugares remotos, como a Antártica e o Ártico, a bordo de embarcações com serviços de alta qualidade. Além disso, contam com o acompanhamento de equipe de especialistas como biólogos marinhos, geólogos e especialistas na fauna local;
- Novas experiências em expedições: algumas companhias como a Quark Expeditions e a Scenic têm helicópteros para transportar os viajantes até os pontos mais remotos, para a prática de atividades como a observação de colônias de pinguins. Há, ainda, a possibilidade de ter experiências como hiking em regiões congeladas e acampamento no gelo durante a noite;
- Fretamentos de iates (ultra personalização do roteiro): famílias e amigos estão cada vez mais buscando experiências hiper personalizadas e reservando iates privativos para realizarem roteiros em destinos como o Mediterrrâneo, Galápagos e o Sul da Ásia;
- Cruzeiros de luxo no Sudeste Asiático: a Aqua Expeditions oferece roteiros durante todo o ano a bordo do Aqua Mekong, que comporta apenas 40 hóspedes e navega em destinos no Vietnã e Camboja. Outro destaque é a Indonésia, cuja viagem acontece a bordo do exclusivo Aqua Blu, que tem capacidade para 30 hóspedes e percorre Bali, Komodo National Park, Raja Ampat e West Papua;
- Presença de chefs premiados nos navios: nomes estrelados assinam a gastronomia dos navios e oferecem experiências como aulas de culinária para os hóspedes e visitas a mercados locais nos destinos visitados. A Ponant, por exemplo, tem uma parceria com o chef francês Alain Ducasse, cujos restaurantes têm diversas estrelas Michelin;
- Produtos exclusivos: os hóspedes participam de viagens como o roteiro Trans-Ártico no navio quebra-gelo da Ponant, o Le Commandant Charcot, cruzando o Polo Norte da Noruega até o Alasca, nos Estados Unidos. Ou de experiências luxuosas como a oferecida pelo Explora Journeys, na qual seus hóspedes assistem, em espaços VIP, a treinos e à corrida do Grand Prix de Fórmula 1, em Mônaco.
Fonte: https://www.panrotas.com.br/mercado/cruzeiros/2025/07/faturamento-com-cruzeiros-de-luxo-cresce-23-em-2024-diz-ttwgroup_219301.html