A Executiva Nacional do PSDB divulgou nesta quinta-feira (11) uma nota oficial em que lamenta a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros réus no julgamento da chamada trama golpista no Supremo Tribunal Federal (STF). Para o partido, a decisão é histórica, mas não representa um motivo de celebração.
“Hoje é um dia histórico para o Brasil. Mas não é um dia feliz. Mais um ex-presidente da República foi condenado, desta vez por tentativa de golpe de Estado. O respeito ao Estado Democrático de Direito, à democracia constitucional e ao funcionamento legítimo das instituições, por mais duro que seja, deve ser prioridade absoluta para o país”, afirmou a sigla no comunicado.
Na avaliação da legenda, o episódio reforça um padrão negativo na política nacional desde a redemocratização. O PSDB lembrou que, dos cinco presidentes eleitos em nove pleitos após o fim da ditadura militar, apenas Fernando Henrique Cardoso não foi condenado, preso ou deposto por impeachment.
“Desde a redemocratização, após uma longa e sombria ditadura, o Brasil teve cinco presidentes eleitos em nove eleições diferentes. Apenas um desses eleitos, Fernando Henrique Cardoso, não foi condenado, preso ou deposto por impeachment. Este não é um fato a se comemorar. No entanto, é relevante a constatação de que há um fator de estabilidade na política brasileira: a social-democracia, representada pelo PSDB”, destacou o texto.
O partido também ressaltou que a democracia deve prevalecer sobre tentativas de ruptura e que a responsabilidade com as instituições é a base da vida política no Brasil. Segundo a nota, esse compromisso deve ser visto como “prioridade absoluta para o país”.
Para os tucanos, o resultado do julgamento demonstra os riscos que o radicalismo e o extremismo oferecem à estabilidade institucional. “O radicalismo e o extremismo levam a situações desagradáveis como a condenação criminal de um ex-presidente da República pela suprema corte do país. Mais do que nunca está claro que, incontestavelmente, o Brasil precisa retomar o caminho da estabilidade política”, concluiu a Executiva.
!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);
Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/psdb-nao-comemora-prisao-de-bolsonaro-um-dia-historico-mas-nao-feliz/

