Este conteúdo foi originalmente publicado no Agora RN – Portal de Notícias do Rio Grande do Norte. Visite https://agorarn.com.br para mais notícias de Natal e RN.
Com uma matriz elétrica baseada em fontes renováveis, vice-liderança na geração eólica, expansão da energia solar fotovoltaica e perspectivas de pioneirismo em parques offshore, o Rio Grande do Norte também se destaca na formação de profissionais para o setor. Esse avanço é resultado da atuação do Sistema FIERN, por meio das instituições que integram, no Estado, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN), que oferece cursos do nível técnico à pós-graduação.
“A formação de profissionais qualificados é uma das principais missões do SENAI-RN. Na área de Energias Renováveis, assim como em outras atividades industriais, o CTGAS-ER, o ISI-ER e a FAETI asseguram uma capacitação indispensável num cenário de avanços tecnológicos notáveis”, ressalta o presidente do Sistema FIERN, Roberto Serquiz.
O SENAI-RN oferece, por exemplo, o curso técnico em Energias Renováveis, que prepara profissionais para atuar no desenvolvimento, instalação, operação e manutenção de sistemas sustentáveis, como solar e eólico. A instituição também disponibiliza cursos na modalidade a distância. Em agosto, o CTGAS-ER, em parceria com a organização britânica Ocean Energy Pathway, iniciou uma formação básica em Eólica Offshore.
A criação da Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais (FAETI) — a primeira do Brasil com foco exclusivo em energias renováveis — marcou a expansão das ações do SENAI- -RN no setor. A portaria de credenciamento da instituição foi publicada pelo Ministério da Educação, em agosto de 2023, e as primeiras matrículas para o curso de graduação oferecido pela instituição foram feitas no ano seguinte.
CAPACITAÇÃO PARA UMA NOVA DEMANDA
Com a perspectiva da instalação dos primeiros aerogeradores no litoral brasileiro, o SENAI-RN também se prepara para atender à nova demanda de profissionais capacitados para atividades ligadas à energia offshore. Segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (ABEEólica), milhares de trabalhadores serão necessários nos próximos anos para a construção e operação das usinas nessa modalidade.
Dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apontam que 104 complexos eólicos offshore têm processos de licenciamento abertos — com a primeira licença prévia emitida neste ano para o Rio Grande do Norte. O projeto, uma planta-piloto destinada a estudos com foco na atividade, foi concebido pelo SENAI-RN, por meio do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER).
Como aposta pioneira, a Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais (FAETI), do SENAI-RN, programou para 2026 o início de um curso de pós-graduação em Eólica Offshore, inédito no país. A especialização lato sensu terá duração de 14 meses, com oferta de 40 vagas e inscrições abertas no site www.faeti.rn.senai.br.
“Essa especialização é voltada à formação de profissionais para dimensionamento de parques, operação, manutenção e atividades estratégicas em etapas de desenvolvimento, implantação e funcionamento dos novos complexos”, explica o diretor regional do SENAI- -RN, Rodrigo Mello.
Ele estima que os primeiros parques comerciais offshore entrarão em operação no Brasil na virada da década. “Isso significa que o país precisa se antecipar. Tecnologia e capacitação têm de andar à frente da demanda. Os parques previstos exigirão tecnologia madura e profissionais qualificados para sua implantação”, acrescenta.
O corpo docente da nova pós- -graduação será composto por mestres, doutores e especialistas de organizações como GWEC, ABEEólica, ISI-ER e órgãos reguladores, o que, segundo Mello, será um diferencial.
O diretor destaca ainda que a criação da especialização não foi uma decisão isolada, mas resultado da experiência acumulada em mais de 20 anos de atuação do SENAI-RN em energias renováveis, com centros de referência e infraestrutura de ponta.
Além da especialização em offshore, a FAETI já lançou, neste ano, em parceria com o SENAI de Santa Catarina, um curso de pós-graduação no modelo EAC: o MBI em Energia Eólica – Inovação, Liderança e Sustentabilidade.
O presidente da FIERN, Roberto Serquiz, destaca a qualidade das formações oferecidas. “Essas iniciativas demonstram a robustez da nossa rede de formação profissional, contamos com docentes capacitados, com mestrado ou doutorado, além de recursos tecnológicos, laboratórios e instalações modernas. É esse conjunto que garante a formação de profissionais à altura das demandas do setor, cada vez mais necessárias diante dos novos projetos e avanços da energia renovável no Rio Grande do Norte e no país”, ressalta. “Essa ampla rede de capacitação continuará em constante atualização e atenta às necessidades do mercado”, conclui.
Leia mais notícias do Rio Grande do Norte no Agora RN: https://agorarn.com.br | Siga-nos: Facebook.com/agorarn
Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/sistema-fiern-formacao-energias/

