Um incêndio consumiu parte da fachada e do depósito da Igreja Adventista da Promessa, localizada na esquina da avenida Duque de Caxias com a travessa Vileta, no bairro do Marco, em Belém, na tarde desta segunda-feira (3). O pastor da igreja, Francileu Sousa, relatou a tristeza com o ocorrido e explicou o impacto do incêndio, que ocorreu após uma reforma recente.
As chamas concentraram-se na parte superior do prédio, destruindo vidraças e comprometendo a estrutura metálica da frente do templo, que fica ao lado do movimentado “Cinquentinha Lanches”.
Equipes do Corpo de Bombeiros conseguiram controlar o fogo antes que ele se espalhasse por todo o prédio. O tenente-coronel Natanael, do CBMPA, explicou que o combate foi dificultado pelo acesso ao primeiro andar, onde o fogo atingiu materiais inflamáveis.
Apesar do susto, não houve feridos, e a estrutura principal do templo não sofreu danos.
Igreja passou por reforma recente, relembra pastor
No momento, o pastor Francileu Sousa não estava no local, pois estava a trabalho em outro lugar e recebeu a notícia via WhatsApp.
“Cheguei aqui, graças a Deus, o fogo já tinha contido. E a gente não tem noção ainda do que tenha causado isso, né? A gente vai aguardar a emissão do laudo do bombeiro, para a gente saber o que aconteceu”, disse.
“A nossa tristeza é que nós estamos há três anos em busca dessa reforma, e foram três anos de contribuição dos irmãos; uma venda de café aqui no lado que a gente faz, e a gente conseguiu concluir a fachada agora”, relembra sobre a reforma recente.
E outra reforma já estava prevista para o início do próximo ano. “Estávamos planejando, a partir de janeiro, começar a mexer em outra parte; aí a gente é surpreendido com essa notícia que desaba o nosso chão… Tem que, praticamente, começar do zero novamente, um trabalho de três anos de contribuição, de oferta. Deus levanta uma pessoa ali, outra aqui para ajudar, e a gente conseguiu concluir essa fachada. Agora tem que voltar tudo do zero, é muito triste”, relata.
Prejuízo de R$ 150 mil
Segundo o pastor, o prejuízo financeiro ficou concentrado na fachada, estimado em cerca de R$ 150 mil. Ele reforçou, porém, que a área destinada à congregação permaneceu intacta.
“O prejuízo que nós tivemos, agora, foi apenas com a fachada. A gente prevê, basicamente, um prejuízo financeiro de uma média de R$ 150 mil, que foi comprometido aqui na fachada. No mais, ali a parte da nave da igreja está tudo normal”, conta.
Mesmo diante do prejuízo, Francileu se mantém esperançoso. “Nós agradecemos a Deus por não ter permitido o pior, de ter pessoas no local. E agora a gente vai começar do zero. Que Deus tenha misericórdia de nós. Essa igreja aqui na Duque, ela tem sido uma porta de salvação, nós já estamos aqui há mais de 63 anos pregando a palavra de Deus, uma porta aberta para a salvação de pessoas, cura, libertação, e a gente sabe que em tudo Deus tem um propósito”, finalizou.

Fonte: https://diariodopara.com.br/noticias/pastor-calcula-prejuizo-de-r-150-mil-apos-incendio-em-igreja-na-duque/

