“Memórias do Palco” celebra legado do teatro brasileiro no Cine-Teatro Denoy de Oliveira

A partir do dia 21 de maio, o Cine-Teatro Denoy de Oliveira receberá o seminário “Memórias do Palco – Abre a cortina do Passado”, uma ode aos grandes nomes que moldaram a cena teatral nacional. O projeto “surge para ser mais uma contribuição no esforço de preservar e valorizar a memória do nosso teatro”, destaca o Centro Popular de Cultura da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (CPC-UMES).

A cada terça-feira, às 16 horas, o público terá o privilégio de mergulhar nas histórias e experiências de grandes nomes do teatro brasileiro das décadas de 50, 60 e 70. Desde atores lendários até diretores visionários, os convidados, muitos dos quais ainda ativos na cena artística, compartilharão seus relatos ao lado de estudiosos do teatro, que vão contextualizar os debates.

O seminário também será embalado por leituras encenadas de trechos de peças icônicas que marcaram a trajetória dos convidados, proporcionando uma imersão ainda mais profunda na rica história do teatro brasileiro. Como “Se Correr o Bicho Pega, Se Ficar o Bicho Come”, de Ferreira Gullar e Oduvaldo Viana Filho; ou “Eles Não Usam Black-Tie”, de Gianfrancesco Guarnieri.

TRADIÇÃO

“O Cine-Teatro Denoy de Oliveira sempre foi muito acolhedor com nossos maiores e com a nossa tradição. Denoy, José Renato e João das Neves dirigiram espetáculos memoráveis aqui. No campo da música, a lista é enorme! Aqui cantaram Xangô da Mangueira, Nelson Sargento, Carlos Lyra, Sílvio Caldas, Inezita Barroso, João Pacífico, Pena Branca e Xavantinho, Seu Nenê da Vila Matilde, Dona Ivone Lara, Mário Lago, só para citar alguns que não estão mais entre nós”, relembra o CPC-UMES.

A entidade ressalta ainda que “vivemos em uma sociedade que privilegia o ‘novidadeiro’ em detrimento da tradição. O “novo” vende bem, tem mercado; a memória, não. Não importa a qualidade. Mas o CPC-UMES não se rende a isso”.

“Consideramos nossa cultura como fruto do trabalho e da criatividade de gerações e gerações de artistas brasileiros. Só podemos entender o nosso presente e construir um futuro melhor se conhecermos as lutas e os aprendizados dos que vieram antes”, pontua o CPC-UMES.

As sessões serão gravadas e, posteriormente exibidas no canal do Cine-Teatro no YouTube, alcançando espectadores de todo o Brasil, garantindo que o legado do teatro brasileiro continue a brilhar através das gerações. O projeto é uma parceria do CPC-UMES com o Ministério da Cultura.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

21 de maio

Convidado: Lauro César Muniz

Comentários: Flávio Porto e Silva

Leitura Cênica: “O Líder”, de Lauro César Muniz, com Grupo Rodateatro

28 de maio

Convidado: Antonio Pitanga

Comentários: Roberta Carbone

Leitura Cênica: “Se Correr o Bicho Pega, Se Ficar o Bicho Come”, de Ferreira Gullar e Oduvaldo Viana Filho, com Núcleo de Teatro CPC-UMES

04 de junho

Convidada: Helena Ignez

Comentários: Helena Albergaria

Leitura Cênica: “Trechos do filme Grito da Terra”, de Olney São Paulo, com a Cia. Paulicéia

11 de junho

Convidada: Miriam Mehler

Comentários: Profa. Dra. Maria Sílvia Betti

Leitura Cênica: “Eles Não Usam Black-Tie”, de Gianfrancesco Guarnieri, como Grupo Rodateatro

18 de junho

Convidada: Esther Góes

Comentários: Profa. Dra. Silvana Garcia

Leitura Cênica: “Vida de Galileu”, de Bertolt Brecht, com o Núcleo de Teatro CPC-UMES

25 de junho

Convidado: Othon Bastos

Comentários: Marcus Vinicius de Andrade

Leitura Cênica: “Um Grito Parado no Ar”, de Gianfrancesco Guarnieri, com a Cia. Paulicéia

02 de julho

Convidada: Cecília Boal

Comentários: Álvaro Machado

Leitura Cênica: “A Lua Muito Pequena e a Caminhada Muito Perigosa”, de Augusto Boal, com a Cia. São Jorge

06 de julho

Convidado: Renato Borghi

Comentários: Ney Piacentini

Leitura Cênica: “O Rei da Vela”, de Oswald de Andrade, com a Cia. São Jorge

Fonte: https://horadopovo.com.br/memorias-do-palco-abre-a-cortina-do-passado-celebra-legado-do-teatro-brasileiro-no-cine-teatro-denoy-de-oliveira/