“A tendência da Bahia é ser o que ela sempre foi, a joia da coroa da cultura do Brasil”, as falas são da ministra da Cultura, Margareth Menezes, que participou nesta sexta-feira (17), da abertura da 1º Festival Nacional de Artesanato na Bahia (Fenaba). O evento que reúne exposições de arte de diversos estados está sendo realizado na Arena Fonte Nova, em Salvador, e segue até domingo (19).
O jornal A Tarde informa que a titular da Cultura afirmou que mantém a confiança na potencialidade econômica que o artesanato é capaz de movimentar para além do estado.
“Eu vim aqui fazer esse apoio e prestigiar isso. […] Eu acho importante porque o artesanato tem também esse componente cultural. A gente acredita nessa força de geração de emprego e renda que tem no artesanato, não só na Bahia, mas como também nacionalmente”, destacou a gestora.
Durante conversa, Margareth relembrou que um evento semelhante a feira que está sendo executada na capital baiana em Brasília, recentemente.
“Semana passada, teve um evento desses no Itamaraty feito pelo ministro Márcio [França] vendendo todo esse artesanato internacionalmente. Então, é o momento da gente aproveitar essa abertura tanto do mercado nacional também”, ressaltou.
Mais cedo, o ministro Márcio França, que comanda a pasta de Empreendedorismo, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte do Brasil, revelou o desejo de querer expandir as vendas do artesanato para outros países.
“O Brasil ainda vende muito pouco da sua produção para fora. O Brasil só vende 1% para outros países. Na Itália, por exemplo, esse número é 70%. Mas, a gente ainda não conseguiu chegar nessas pessoas. A qualidade que a gente tem e a diversidade é muito rica, então, o objetivo do governo é que essas pessoas ganhem mercado”, contou.
O post Margareth Menezes participa da abertura da Feira Nacional de Artesanato em Salvador apareceu primeiro em Toda Bahia.
Fonte: https://todabahia.com.br/margareth-menezes-participa-da-abertura-da-feira-nacional-de-artesanato-em-salvador/