Cineasta Toni Venturi morre aos 68 anos

Foto: Reprodução/revistadecinema

O cineasta Toni Venturi morreu na tarde de sábado (18) enquanto nadava em uma praia de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, aos 68 anos.

Toni Venturi dirigiu filmes como “Cabra-Cega”, “O Velho: A História de Luiz Carlos Prestes”, “Latitude Zero”, “Rita Cadillac: A Lady do Povo”, “Estamos Juntos”, “A Comédia Divina” e “Dentro da Minha Pele”, lançado em 2020 no Globoplay. Também foi presidente da Associação dos Cineastas Paulistas (Apaci) em 2001.

“O Toni teve uma existência que não foi em vão. O dia dele sempre foi dedicado a um desejo de um mundo melhor. Ele exerceu isso no cinema e no cotidiano dele. Cuidava muito bem das pessoas, dos filhos, de mim”, disse a esposa do diretor, a atriz Débora Duboc.

Débora Duboc conta que estava na casa do irmão quando ficou sabendo do ocorrido e correu para a praia. “Quando cheguei, ele já estava na maca, entrando na ambulância. Tentaram reanimá-lo. E eu cantei o tempo todo para que ele ouvisse minha voz, se apegasse a isso, mas não deu”, afirmou.

Nas redes sociais, o presidente Lula lamentou a morte do cineasta: “Toni Venturi foi cineasta, diretor de filmes de ficção e documentários. Sempre trabalhou por um cinema nacional forte, atuando para a organização e desenvolvimento do nosso setor audiovisual e por um Brasil democrático, com cultura, consciência social e solidariedade. Meus sentimentos e solidariedade para seus familiares, em especial sua esposa, Débora e filhos Theo e Otto, amigos, colegas e admiradores”, escreveu Lula.

A União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (UMES-SP) e o Centro Popular de Cultura da entidade (CPC) também se manifestaram sobre a perda do artista, com quem desenvolveram diversas atividades como na “Mostra Cinema Com Partido” e, mais recentemente, na “Mostra Denoy de Oliveira”, realizada no fim do ano passado.

“Com imenso pesar que nos despedimos hoje do cineasta Toni Venturi. Amigo dos estudantes e defensor da democracia, Toni sempre se fez presente nas atividades da UMES e do CPC. Em 2005 tivemos a honra de debater com ele o seu lançamento ‘Cabra Cega’, coprodução do CPC-UMES”.

À sua esposa Débora Duboc e aos seus filhos, os nossos sentimentos”, afirmou a UMES.

Toni Venturi morou no Canadá de 1976 até 1984, onde se formou em Artes Fotográficas – Cinema, pela University Of Ryerson. Também se formou em Comunicação Social – Cinema, pela Universidade São Paulo, em 1987. Depois da passagem pelo Canadá, viveu no Rio de Janeiro e, desde 1990, residia na capital paulista.

Ganhou vários prêmios, como “Filmes de Baixo Orçamento do MINC”, “Finalização da ANCINE”, “Finalização Prefeitura de São Paulo” e Prêmio Especial do Júri na 30ª Jornada da Bahia. O longa-metragem de ficção “Latitude Zero” ganhou 15 prêmios em festivais nacionais e internacionais nas categorias de melhor direção, ator, atriz e arte. O documentário de longa-metragem e série de 4 episódios para TV “O Velho: A História De Luís Carlos Prestes” ganhou 3 prêmios de melhor filme em festivais de cinema nacionais e foi premiado em Cuba.

Segundo a família, Toni Venturi será velado na Cinemateca Brasileira na segunda-feira (20), das 13h às 20h. A cinemateca fica no Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, Zona Sul de SP. A cremação será realizada na terça-feira (21), ainda sem horário e local definidos.

Fonte: https://horadopovo.com.br/cineasta-toni-venturi-morre-aos-68-anos/