Este conteúdo foi originalmente publicado no Agora RN – Portal de Notícias do Rio Grande do Norte. Visite https://agorarn.com.br para mais notícias de Natal e RN.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) reduziu, neste sábado 7, o nível do alerta de chuvas intensas no Rio Grande do Norte. O aviso, que abrangia todo o estado com grau de severidade de perigo (laranja), passou a ser classificado como perigo potencial (amarelo) e agora atinge parte dos municípios potiguares.
De acordo com o novo comunicado, o alerta vale das 9h42 deste sábado até as 23h59 do domingo 8. A previsão indica chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros por dia, além de ventos com intensidade entre 40 e 60 quilômetros por hora.
Segundo o Inmet, há baixo risco de ocorrências como interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos pontuais e descargas elétricas, especialmente durante pancadas mais intensas.
A atualização ocorre após, na sexta-feira 6, o órgão ter emitido aviso laranja para todo o Rio Grande do Norte, com previsão de chuvas mais intensas e ventos de até 100 quilômetros por hora. Com a mudança, o risco foi reavaliado e restrito a 161 cidades.
Mesmo com a redução do nível de severidade, o Inmet mantém orientações de segurança à população, como evitar abrigo sob árvores em caso de ventos fortes, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante temporais. Em situações de emergência, a recomendação é acionar a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.
O aviso meteorológico pode sofrer novas atualizações conforme a evolução das condições climáticas.
Leia mais notícias do Rio Grande do Norte no Agora RN: https://agorarn.com.br | Siga-nos: Facebook.com/agorarn
Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/inmet-reduz-alerta-de-chuvas-intensas-no-rn-e-mantem-aviso-amarelo-para-parte-do-estado/

