Foto: Divulgação
“Quero ter como uma das minhas prioridades a questão da segurança pública em Teresina”, revela coronel Nixon
Teresina tem passado por maus momentos em várias pautas para garantir o bem-estar da sociedade, uma delas é a segurança pública. Segundo pesquisa realizada pela ONG mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Penal, dados referentes ao ano de 2023 posicionam as 50 cidades mais violentas do mundo, a capital do Piauí aparece na 46º posição.
Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Piauí(SSP-PI), em Teresina, no ano de 2022, foram registrados 303 homicídios, destes 89,76% foram praticados com arma de fogo.
Os números relacionados à violência também revelam que, em 2023, 69,11% das vítimas de homicídios em Teresina possuíam antecedentes criminais. Já nos três primeiros meses de 2024, o percentual é de 60,32%, considerando o mesmo público. O levantamento foi realizado pela Gerência de Análise Estatística e Criminal da Secretaria de Segurança Pública do Piauí.
O pré-candidato a vereador de Teresina, Coronel Nixon Frota (MDB), ressalta a extrema urgência em debater estratégias resolutivas para essa questão que aflige os moradores da capital. “A segurança pública é um dos principais problemas da capital, a violência tem tomado a paz do teresinense, que sofre com o medo no seu dia a dia. Como que o trabalhador sai de casa com tranquilidade sabendo que está à mercê de criminosos? O poder público deve estar atento a essa questão e quero ter como uma das minhas prioridades a questão da segurança em Teresina”, frisa.