Bairros de Porto Alegre registram novos alagamentos após chuvas e creche é evacuada

Idosos são resgatados de barco na zona sul da capital gaúcha – Foto: Reprodução/RBS

Nesta quinta-feira (23), chuvas intensas voltaram a castigar a região metropolitana da capital do Rio Grande do Sul. Com o retorno das águas, a capital gaúcha registra alagamentos generalizados e moradores demonstram medo de volta da inundação na cidade. Durante a manhã, além da chuva forte, diversos bairros registraram falhas esporádicas no fornecimento de energia elétrica.

A chuva chegou a 100 milímetros, de acordo com o MetSul. O nível do Guaíba está subindo e alguns bairros da cidade, que já haviam secado, voltam a registrar alagamentos. Entre eles estão: Menino Deus, Praia de Belas e Cidade Baixa.

De acordo com o Departamento Municipal de Água e Esgoto de Porto Alegre (DMAE) muitas casas de bombas estão alagadas. Das 23 casas de bomba, apenas 10 estão funcionando. Sendo que uma delas com operação reduzida porque foi desligada para tentar instalar um novo motor para aumentar a vazão.

A subida muito rápida das águas é atribuída ao colapso no sistema de escoamento e drenagem da cidade, que foi obstruído pelo lixo acumulado depois das cheias na cidade.

As chuvas fortes das últimas horas também comprometem os aterros realizados para permitir a passagem de veículos na principal entrada e saída da cidade. A obra emergencial chamada de corredor humanitário pela prefeitura agora apresenta enormes buracos, causando um enorme congestionamento nesses acessos.

Com a descida do nível das águas nos últimos dias, a prefeitura da capital abriu as comportas do sistema de controle das cheias, que estava apenas represando, dentro da cidade, as águas do Lago Guaíba. Com a volta das chuvas, o grande medo da população é de que a cidade fique ainda mais vulnerável às cheias.

O nível do Guaíba, que vinha registrando uma queda contínua nos últimos dias, voltou a subir nesta manhã, voltando à marca de 3,87 metros, acima do nível de inundação de 3 metros.

Em Porto Alegre, 40 mil pontos seguem sem energia elétrica porque estão em áreas alagadas. Segundo a Defesa Civil, são 163 óbitos confirmados desde o início das enchentes no estado e 72 desaparecidos.

CRECHE EVACUADA

Bombeiros, policiais militares e voluntário socorreram moradores ilhados na zona Sul de Porto Alegre. O ponto mais crítico dos salvamentos nesta quinta-feira é esquina da avenida Otto Niemeyer e a rua Arroio Grande, no bairro Camaquã. No local, crianças de uma creche e idosos ficaram ilhados pela água, que já ultrapassa a linha da cintura.

Uma creche foi evacuada por causa da inundação. Um grupo de 20 crianças estava no local. Embarcações foram usadas para retirar oito crianças e sete funcionários.

Um veículo anfíbio do Exército Brasileiro também estava no local. O blindado, que recebe o nome por se locomover na água, também foi usado no resgate de moradores.

Fonte: https://horadopovo.com.br/bairros-de-porto-alegre-registram-novos-alagamentos-apos-chuvas-e-creche-e-evacuada/