Medida adotada pelo Exército em maio reduziu o número de armas de uso pessoal disponíveis aos agentes de segurança pública
<!–
–>
O deputado federal Sargento Portugal (Pode-RJ) apresentou nesta sexta-feira (24) o Projeto de Decreto Legislativo, com o objetivo de sustar a Portaria do Exército Brasileiro que recentemente reduziu o número de armas de uso pessoal disponíveis aos agentes da segurança pública no Brasil.
De acordo com o deputado Sargento Portugal, a restrição imposta compromete gravemente a capacidade de resposta e a eficácia dos policiais.
“Os policiais militares e bombeiros militares desempenham um papel crucial na defesa e proteção da sociedade, inclusive quando não estão em serviço. A redução do número de armas de uso pessoal disponíveis compromete a segurança desses agentes, colocando-os em situações de risco desnecessárias”, afirmou o deputado.
buildAds({
‘id’: ‘AD-51’,
‘size’: [1, 1],
‘maps’: {
‘992’: [[970, 250], [728, 90]],
‘768’: [728, 90],
‘320’: [1, 1],
‘0’: [1, 1],
},
‘lazyload’: false,
‘refresh’: false,
})
Os dados alarmantes ressaltam a urgência desta questão. Em 2023, no estado do Rio de Janeiro, 54 agentes de segurança pública foram assassinados, incluindo um Bombeiro Militar e 53 Policiais Militares. Em 2024, até o momento, já foram registradas as mortes de 7 Policiais Militares.
Segundo Portugal, esses números destacam a necessidade de garantir que os agentes de segurança pública tenham acesso adequado a armamentos para sua proteção pessoal e para o desempenho eficaz e seguro de suas funções.
“É fundamental que asseguremos que as forças de segurança pública disponham dos recursos adequados para cumprir seu dever de proteger e servir a sociedade brasileira de maneira eficaz. Sustar esta portaria é uma medida necessária para garantir que nossos agentes de segurança possam realizar suas funções com a máxima eficácia e segurança”, concluiu o parlamentar.
Fonte: https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/deputado-apresenta-pdl-contra-reducao-de-armas-para-seguranca-publica