A desvalorização do frango vivo é atribuída ao enfraquecimento das vendas de proteínas e ao aumento da disponibilidade interna
<!–
–>
Os preços médios do frango vivo em maio caíram em comparação com os valores observados em abril. Por outro lado, os preços do farelo de soja, um insumo crucial para a atividade, estão em forte alta.
Isso resultou em uma diminuição do poder de compra do avicultor em relação ao farelo de soja.
De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), essa queda já é a mais acentuada desde dezembro do ano passado.
buildAds({
‘id’: ‘AD-51’,
‘size’: [1, 1],
‘maps’: {
‘992’: [[970, 250], [728, 90]],
‘768’: [728, 90],
‘320’: [1, 1],
‘0’: [1, 1],
},
‘lazyload’: false,
‘refresh’: false,
})
Os dados do levantamento mostram que, até o dia 22 de maio, a venda de um quilo de frango vivo permitia ao avicultor comprar 2,28 quilos de farelo de soja.
O que representa uma retração significativa de 13,1% em relação à quantidade que poderia ser adquirida em abril, sendo o menor volume deste ano.
A desvalorização do frango vivo é atribuída ao enfraquecimento das vendas de proteínas e ao aumento da disponibilidade interna, segundo pesquisadores do Cepea.
Como resultado, muitos agentes de frigoríficos têm evitado a aquisição de novos lotes, a fim de não aumentar os volumes de carne em estoque.
Fonte: https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/poder-de-compra-do-avicultor-cai-frente-ao-farelo-de-soja