Médico expulsa mãe e filho autista de consultório em Belém; assista

Um vídeo que viralizou nas redes sociais na última sexta-feira, 24, mostra uma mulher e uma criança autista sendo expulsos de um consultório psiquiátrico localizado no bairro de Nazaré, em Belém.

Nas imagens, é possível identificar uma discussão entre a mãe e o médico psiquiatra, que se recusou a atender a criança de seis anos alegando que teria sido agredido por ela, fato que foi negado pela mãe, justificando que o filho apenas jogou uma massa de modelar. As cenas foram filmadas por uma das pessoas que aguardavam atendimento no consultório.

Após tentar, em vão, convencer o psiquiatra a realizar o atendimento, a mãe se dirige aos demais pacientes e acompanhantes para denunciar o caso e em seguida deixa o consultório aos prantos.

Ao tomar conhecimento, o Conselho Regional de Medicina do Pará informou que irá adotar medidas cabíveis para apurar o caso. E acrescentou que irá investigar sob sigilo, alegando que tem a seu favor o Código de Processo Ético-Profissional.

Nayara Barbalho, coordenadora de Políticas para o Autismo do Pará, declarou repúdio ao ver as cenas.

“Como mãe atípica, essa situação mexe profundamente comigo. Ver um profissional de saúde tratando uma criança autista e sua mãe com tanta falta de empatia e respeito é inaceitável. Isso é uma clara demonstração de falta de profissionalismo e humanidade. Nenhum contexto justifica tratar alguém dessa forma, é horrível pensar que ainda existam profissionais que não compreendem a importância de acolher e cuidar com dignidade. Minha nota de repúdio a essa conduta desumana e a todos os atos que desrespeitam e violentam emocionalmente aqueles que mais precisam de apoio. Precisamos de mais amor e empatia na prática profissional”, declarou, em suas redes sociais.

Confira o vídeo:

Fonte: https://diariodopara.dol.com.br/belem/medico-expulsa-mae-e-filho-autista-de-consultorio-em-belem-assista-129310/