As empresas Petrobras e TotalEnergies anunciaram um acordo para ampliar a exploração de dois campos de petróleo no Brasil, informou nesta segunda-feira o grupo francês.
“A TotalEnergies, em conjunto com a Petrobras e seus parceiros, tomou a Decisão Final de Investimento (FID) para as segundas fases dos desenvolvimentos de dois campos, Atapu e Sépia, no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro”, afirmou a empresa em um comunicado.
Os dois campos são operados pela TotalEnergies e pela Petrobras desde 2020 e 2021, respectivamente, com capacidades de produção de 150 mil e 180 mil barris por dia.
A capacidade de produção será de 225 mil barris diários por campo na segunda fase de desenvolvimento, com previsão de início “a partir de 2029”.
“A decisão de desenvolver Sépia-2 e Atapu-2 marca uma nova etapa do nosso forte crescimento no Brasil”, declarou Nicolas Terraz, diretor de exploração e produção do grupo francês.
A TotalEnergies possui 15% e 16,9%, respectivamente, dos campos de Atapu e Sépia, ambos explorados pela Petrobras (que possui 65,7% e 55,3%).
A Shell possui 16,7% de Atapu, enquanto Petronas e QatarEnergy possuem 12,7% cada do campo de Sépia.
O CEO da TotalEnergies afirmou na sexta-feira aos acionistas da empresa que é “necessário” começar a explorar “novos campos de petróleo”.
ys/uh/ktr/meb/jvb
© Agence France-Presse
Fonte: https://jornaldebrasilia.com.br/noticias/economia/totalenergies-e-petrobras-ampliarao-exploracao-de-campos-de-petroleo-no-brasil/