O presidente Lula embarca nesta quarta-feira (6) para os Estados Unidos acompanhado do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues. A viagem inclui uma reunião com o presidente Donald Trump, prevista para quinta-feira (7), em Washington.
A presença do chefe da Polícia Federal na comitiva ocorre em meio a tratativas para ampliar a cooperação internacional no combate ao crime organizado. A articulação da agenda foi iniciada após encontros anteriores entre os dois presidentes e integra uma pauta de segurança pública e relações bilaterais.
O deslocamento também acontece após um caso envolvendo autoridades dos dois países. Em abril, os Estados Unidos expulsaram o delegado Marcelo Ivo de Carvalho, que atuava como oficial de ligação junto ao Serviço de Imigração e Controle de Aduanas (ICE).
O delegado esteve envolvido na prisão do ex-deputado federal Alexandre Ramagem, o que antecedeu a decisão americana. Em resposta, a Polícia Federal brasileira retirou as credenciais de um agente norte-americano que atuava em Brasília, com base no princípio da reciprocidade.

Nos bastidores, o presidente brasileiro já havia manifestado interesse em incluir Andrei Rodrigues na viagem. A participação do diretor-geral da PF está ligada à discussão de mecanismos conjuntos de investigação e combate a redes criminosas.
A reunião entre Lula e Trump vinha sendo planejada desde setembro do ano anterior, quando os dois líderes tiveram o primeiro encontro. A agenda, no entanto, sofreu ajustes ao longo dos meses seguintes.
Fontes do Palácio do Planalto indicam que a definição da data foi adiada em função de temas internacionais que alteraram a agenda do governo dos Estados Unidos, incluindo conflitos no Oriente Médio.
!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);
Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/diretor-da-pf-acompanha-lula-nos-eua-apos-crise-envolvendo-ramagem/

