Musk chama diretor de “A Odisseia” de “covarde” por escalação de atriz negra

Elon Musk, dono do X. Foto: reprodução

O bilionário Elon Musk intensificou as críticas públicas ao novo filme de Christopher Nolan, “A Odisseia”, após a divulgação de detalhes do elenco do longa. Em publicações feitas na rede social X, Musk afirmou que os critérios de diversidade da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas influenciaram as escolhas do diretor para tornar o projeto elegível ao Oscar.

Em uma das mensagens, Musk questionou: “Quem exatamente foi o idiota que adicionou mentiras DEI [Diversidade, Equidade e Inclusão] aos critérios de elegibilidade do Oscar, em vez de simplesmente focar em fazer o melhor filme?”. Em outra publicação, o empresário escreveu: “Chris Nolan profanou ‘A Odisseia’ para poder ser elegível ao Oscar.”

As críticas aumentaram após a confirmação de que a atriz Lupita Nyong’o interpretará Helena de Troia e Clitemnestra no longa. Musk também compartilhou uma publicação do comentarista conservador Matt Walsh sobre a escolha da atriz. “Nem uma pessoa no planeta realmente acha que Lupita Nyong’o é ‘a mulher mais bonita do mundo’. Mas Christopher Nolan sabe que seria chamado de racista se desse o papel da ‘mulher mais bonita’ para uma atriz branca. Nolan é tecnicamente talentoso, mas covarde”, escreveu Walsh. Musk respondeu apenas: “Verdade”.

Lupita Nyong’o no Golden Globe

O dono do X também ampliou críticas envolvendo a suposta participação do ator Elliot Page no projeto e compartilhou publicações que ironizavam o artista. Nas redes sociais, parte das críticas ao filme passou a associar as decisões de elenco às políticas de inclusão adotadas pela Academia de Hollywood.

As regras de inclusão para a categoria de Melhor Filme foram anunciadas pela Academia em 2020 e passaram a valer oficialmente em 2024. Para disputar o Oscar principal, as produções precisam cumprir ao menos dois de quatro critérios estabelecidos pela instituição, incluindo medidas relacionadas a representação, equipe técnica, treinamento profissional e desenvolvimento de públicos.

“A Odisseia” é um dos filmes mais aguardados do ano e tem orçamento estimado em US$ 250 milhões. O longa adapta a obra de Homero em uma superprodução filmada inteiramente com câmeras IMAX de 70 mm. O elenco também inclui o rapper Travis Scott. A estreia nos cinemas brasileiros está prevista para 16 de julho.

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/musk-chama-diretor-de-a-odisseia-de-covarde-por-escalacao-de-atriz-negra/