Parlamentares querem incluir “Dark Horse” no inquérito do Master

Divulgação do filme ‘Dark Horse’, cinebiografia de Jair Bolsonaro. Foto: Divulgação

Parlamentares de esquerda protocolaram uma petição ao ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), pedindo para que o financiamento do filme “Dark Horse” seja analisado dentro do inquérito que investiga o Banco Master, segundo a coluna de Lauro Jardim no jornal O Globo. O magistrado é o relator do caso na Corte.

O documento diz que existem possíveis conexões entre o núcleo econômico-financeiro ligado ao banco, a produção do longa sobre Jair Bolsonaro, a produtora responsável pelo projeto e uma organização vinculada ao filme. A petição também menciona contratos celebrados com a Prefeitura de São Paulo.

Entre os episódios citados está uma operação recente da Polícia Civil paulista que investiga suspeitas de irregularidades em contratos do programa Wi-Fi Livre SP. De acordo com o pedido, entre os alvos da apuração estão entidades relacionadas ao “Dark Horse” e a produtora Karina Gama.

Os parlamentares também citam o patrocínio de R$ 3,5 milhões concedido pela Prefeitura de São Paulo a uma feira gospel organizada pela mesma produtora. Para os autores da petição, os diferentes casos apresentam elementos que merecem análise conjunta.

Daniel Vorcaro. Foto: Reprodução

Na avaliação dos parlamentares, existe um “eixo comum” envolvendo pessoas, entidades e estruturas empresariais ligadas aos episódios investigados. Eles apontam ainda a possibilidade de circulação de recursos públicos e privados entre os mesmos grupos.

O documento afirma que “a apuração fragmentada pode impedir a compreensão global dos fatos, especialmente quanto à origem, circulação, destino e eventual triangulação de recursos”. Os autores da petição defendem a ampliação do escopo das investigações.

Os deputados Luciene Cavalcante e Carlos Giannazi, além do vereador Celso Giannazi, todos do PSOL, solicitam que Mendonça determine a preservação de documentos, mensagens e registros relacionados aos casos e requisite o envio de inquéritos e processos em andamento em outros órgãos.

Paralelamente, o ministro Alexandre de Moraes pediu manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre um requerimento que busca ampliar a investigação sobre a atuação de Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos, incluindo também Flávio Bolsonaro e Jair Bolsonaro.

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/parlamentares-querem-incluir-dark-horse-no-inquerito-do-master/