A proposta de escala 7×0, que pune os trabalhadores de forma cruel, perdeu força. Três senadores, que tinham se posicionado favoravelmente ao texto apresentado pelo líder da oposição na Casa, Rogério Marinho (PL-RN), e apoiado pelo pré-candidato a presidente, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), retiraram suas assinaturas.
Os arrependidos são Romário (PL-RJ), Zequinha Marinho (Podemos-PA) e Cleitinho (Republicanos-MG), todos integrantes da oposição, que voltaram atrás e passaram a defender o fim da escala 6×1.
A proposta de Rogério Marinho, coordenador da pré-campanha de Flávio Bolsonaro, propõe ser possível “escolher” entre o regime comum previsto pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) ou um “regime flexível” baseado em horas trabalhadas. Nesse segundo modelo, o patrão pagaria apenas o número de horas trabalhadas pelo empregado.
O senador usa como argumento a mesma afirmação dos parlamentares que defendem o fim da escala 6×1: permitir que o trabalhador consiga conciliar melhor o trabalho e a vida social. No entanto, na PEC que reduz a jornada de trabalho, a remuneração salarial não irá diminuir, diferentemente da proposta do senador do PL.
A PEC que acaba com a escala 6×1 e reduz a jornada de trabalho de 44 para 40 horas foi aprovada pela Câmara dos Deputados e agora passa a ser alvo de pressão para avançar no Senado. O presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), disse que pretende se reunir na próxima semana com os líderes partidários para definir um cronograma de tramitação da proposta.
O que disseram os arrependidos
Um dos primeiros a anunciar a retirada do apoio à escala 7×0 foi Romário (PL-RJ). O ex-jogador anunciou a decisão em publicação no X e afirmou que “fazer política também é saber ouvir a população”.
https://x.com/RomarioOnze/status/2062260139281809700?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E2062260139281809700%7Ctwgr%5E9080186b0a39e81182120247da51ea46be490208%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.metropoles.com%2Fbrasil%2Fsob-pressao-oposicao-perde-tres-assinaturas-em-pec-alternativa-a-6×1
Já o senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) destacou, em publicação no Instagram, que retirou sua assinatura para permitir que “a pauta da escala 6×1 avance no Senado, em defesa do trabalhador”.
https://www.instagram.com/p/DZI0trbPXpi/?utm_source=ig_embed&ig_rid=c9b0a742-9474-4da0-8427-74aa6123f57a
Durante discurso no plenário do Senado, na terça-feira (2), o senador Cleitinho (Republicanos-MG) solicitou a Alcolumbre que dê prioridade à PEC aprovada pela Câmara.
“Então, eu peço que vossa excelência dê prioridade à que veio da Câmara. Porque eu tenho dois anos aqui, antes de alguns oportunistas que estão agora falando para acabar com a escala, eu tenho dois anos, inclusive criticado pela direita, muitos políticos de direita me criticando: ‘O Cleitinho está errado’. Não! É porque eu penso, é porque a vida inteira eu trabalhei nessa maldita escala, eu passei na pele, eu senti na pele, junto com meu pai”, afirmou.
Fonte: https://revistaforum.com.br/politica/escala-7-0-flavio-bolsonaro-perde-assinaturas/

