Em Madri, Papa se compara a Bad Bunny e pede: “As redes sociais enganam; busquem a verdade”

O papa Leão XIV na Espanha

A Praça de Lima, em Madri, reuniu neste sábado cerca de 500 mil pessoas para a vigília de oração conduzida pelo papa Leão XIV, um dos principais eventos de sua visita apostólica à Espanha. Diante de uma multidão majoritariamente jovem, o pontífice fez um discurso centrado na busca da verdade, na responsabilidade individual e no papel da juventude diante dos desafios sociais e políticos contemporâneos.

O pontífice comparou sua visita à Espanha à turnê do cantor porto-riquenho Bad Bunny ao comentar a expectativa de público durante a viagem. “Muitos vão ver Bad Bunny, mas alguns virão ver o papa. Isso diz algo”, afirmou, sorrindo. Leão XIV também declarou estar satisfeito com os relatos que apontam um aumento do interesse dos jovens pela religião.

A agenda marca a primeira visita de Leão XIV a um país da União Europeia fora da Itália desde o início de seu pontificado. Durante a estadia de uma semana na Espanha, o papa participará da inauguração de uma nova torre da Basílica da Sagrada Família, em Barcelona, e terá encontros com sobreviventes de abusos sexuais.

Durante a celebração, Leão XIV alertou para os riscos da desinformação e da influência das redes sociais. “Muitas coisas nas redes nos enganam, nos contam mentiras. Busquem sempre a verdade. Deus é a verdade”, afirmou.

O papa também pediu que os jovens não se acomodem diante das injustiças e da violência. Segundo ele, a nova geração deve atuar como agente de transformação social. “Diante do vazio da indiferença e do conformismo, diante da violência da guerra e da mentira, sejam vocês mesmos a centelha de uma nova humanidade”, declarou.

Ao longo do discurso, o pontífice citou figuras históricas do catolicismo como exemplos de compromisso com a justiça e a solidariedade. Mencionou São João Crisóstomo, elogiado por sua coragem ao confrontar o poder imperial em defesa da justiça; Tomás de Villanueva, lembrado por sua dedicação aos pobres; Santo Toríbio de Mogrovejo, destacado por sua atuação contra abusos e corrupção; e Santo Agostinho.

Leão XIV também recordou o período em que atuou como missionário no Peru. Segundo ele, a convivência com as dificuldades e alegrias da população fortaleceu sua convicção de que a mensagem cristã pode contribuir para a reconciliação social. “O encontro com as feridas e as alegrias do povo me fez experimentar que a palavra do Senhor leva paz onde há conflito e se torna, para todos, fonte de reconciliação e justiça”, afirmou.

Antes da vigília, o papa visitou o centro Cáritas CEDIA, instituição que atende pessoas em situação de rua. Na ocasião, destacou a importância da caridade e criticou o que chamou de “ideologias mundanas” e posições políticas ou econômicas que levam a generalizações injustas e conclusões enganosas.

O pontífice permanecerá na capital até terça-feira, quando seguirá para Barcelona. Depois, visitará as Ilhas Canárias, incluindo Gran Canaria e Tenerife. Em todas as etapas da viagem, a programação combina atividades religiosas, encontros sociais e iniciativas voltadas à juventude e à solidariedade.

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/em-madri-papa-se-compara-a-bad-bunny-e-pede-as-redes-sociais-enganam-busquem-a-verdade/