O Mossoró Cidade Junina 2024 começou no dia 1º de junho, com o tradicional “Pingo da Mei Dia”. Reconhecido como o maior bloco junino do País, a abertura das festividades contou com diversas atrações, reunindo milhares de pessoas no Corredor Cultural, no centro da cidade. De forma estratégica, a Prefeitura de Mossoró ampliou o número de entradas e o percurso do Pingo, que aconteceu na avenida Rio Branco.
Para possibilitar mais espaço ao evento, o Município ampliou a área da festa. Foi quase 2 mil metros para o folião percorrer em apenas uma volta do Corredor Cultural.
A abertura contou com três atrações nacionais: Zé Vaqueiro, Tarcísio do Acordeom e Bell Marques, além de artistas locais que animaram ainda mais o melhor e maior bloco junino do país. Na última edição, o “Pingo da Mei Dia” reuniu mais de 210 mil pessoas no Corredor Cultural.
“O ‘Pingo da Mei Dia’ sempre nos surpreende. É uma festa linda, pensada e organizada para o povo. Com o sucesso grandioso do evento, não poderíamos deixar de pensar na ampliação. Aumentamos o percurso para que o folião aproveite a festa da melhor forma”, pontuou Frank Felizardo, secretário interino de Cultura.
Neste ano, os trios elétricos iniciaram o trajeto ao lado da Praça dos Esportes, percorrendo o Corredor Cultural Antônio Gonzaga Chimbinho até o Teatro Municipal. Da Praça Cícero Dias, os artistas retornaram à Praça dos Esportes embalando o público na avenida. No total, o percurso teve 1.675 metros. Os trios elétricos, juntos, realizaram 14 voltas pelo Corredor Cultural, perfazendo mais 23 km em mais de 12 horas de shows pela avenida.
Entre os festejos tradicionais do evento, foi confirmada mais uma edição da apresentação da Chuva de Bala no País de Mossoró, além do festival de quadrilhas juninas.
MCJ 2024 chega como um grande festival
O “Mossoró Cidade Junina” ganhou uma tonalidade especial e chega como um grande festival de música. De acordo com o prefeito Allyson Bezerra, o MCJ está se transformando em um dos maiores eventos da região. “O Mossoró Cidade Junina se tornou um grande festival. É o maior evento do Rio Grande do Norte e está consolidado como um dos grandes eventos do Nordeste brasileiro”.
Do “Pingo da Mei Dia” ao “Boca da Noite”, todo mundo vai se divertir com muita música. Na Estação das Artes Elizeu Ventania, principal polo do “Mossoró Cidade Junina”, subirão ao palco nomes como Alok, Gusttavo Lima, Luan Santana, Jorge e Mateus, Murilo Huff, Nattan, Wesley Safadão, Mari Fernandez, Gustavo Mioto, Bruno & Marrone, entre outros.
Os artistas locais também irão abrilhantar o São João mais cultural do mundo, inclusive no Polo Poeta Antônio Francisco. No “Polo Arraiá do Povo”, estarão presentes as seguintes atrações: Circuito Musical, Bartô Galeno, Tropykalia, Waldonys, Lairton, Chambinho do Acordeom, Amazan, Vicente Nery, Junior Vianna, Brasas do Forró, Lagosta Bronzeada, Ferro na Boneca e Nonato Beto.
A cidade do Oeste potiguar já está pronta para receber os festejos com bandeirinhas, balões juninos e adereços. A ornamentação iniciada pelo Corredor Cultural alcançará outras ruas e avenidas, como detalha Alex Moraes, coordenador de Ornamentação. “As equipes estão mobilizadas para todos os polos. Temos a equipe que fica no barracão produzindo balões, bandeirinhas e toda a ornamentação do evento e outras equipes nas ruas. Este ano promete, são tons vivos e uma identidade mais moderna”, frisou.
“Pensamos em uma decoração autêntica e especial que representasse a tradição do São João. Além das ruas e avenidas, haverá decoração em todos os polos da festa. Estamos trazendo ao ‘Mossoró Cidade Junina’ um projeto de ornamentação que resgata a história da nossa cidade, mantém a tradição e, ao mesmo tempo, assegura elementos e tons modernos”, explicou Alex Morais. Na Cidadela, por exemplo, há a cidade cenográfica do século passado, quando Mossoró na década de 1920 se mostrou resistente e enfrentou com bravura o bando de Lampião. O Polo Antônio Francisco também receberá decoração especial, já que é um espaço que enaltece a cultura popular.
Turismo, emprego e renda impulsionados
O evento se tornou referência quando se fala em São João, e não só para a cultura, mas para o turismo, emprego e renda. A gestão de Allyson Bezerra credenciou comerciantes e ambulantes para atuarem durante o período, além de ter garantido a captação de patrocínios.
O novo modelo de gestão foi possível através da publicação de edital público. O MCJ 2024 contará com participação de grandes marcas de refrigerante, cervejaria e perfumaria. As marcas vão comercializar com exclusividade no perímetro do “Mossoró Cidade Junina”. A empresa Collab, contratada através do edital, está responsável por administrar o camarote da Estação das Artes Elizeu Ventania garantindo um serviço de alto padrão, bem como fazer a captação de patrocínios para o evento, além de realizar a produção dos shows da Estação das Artes. A empresa pagou R$ 530 mil pela concessão do camarote.
A título de comparação, em 2019, o valor pago pela concessão do camarote foi de R$ 34.150,00 — demonstrando o grande ganho para o Município com a medida adotada este ano. A proposta de gestão de eventos segue as recomendações de estudos técnicos e pesquisas realizados pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Câmara dos Dirigentes Lojistas de Mossoró (CDL Mossoró) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio-RN).
O que pode e não pode levar
Visando garantir a segurança de todos os participantes do “Pingo da Mei Dia”, a Prefeitura de Mossoró reforça a proibição da entrada de garrafas de vidro e objetos cortantes no perímetro da festa. A medida visa prevenir acidentes e aumentar a proteção dos foliões durante o evento. Bebidas em latas e garrafas pet, acondicionadas em cooler ou bolsas térmicas estão liberadas. A ação segue recomendação dos agentes de segurança, que destacaram os riscos associados às garrafas de vidro e materiais cortantes em ambientes festivos e movimentados.
Assim como na última edição, haverá pontos de entrada e revista do público, o que garante mais segurança para os foliões, além do sistema de videomonitoramento. Para facilitar o acesso do público ao evento, de forma estratégica, a Prefeitura organiza entradas específicas para o público e revista das bolsas térmicas e coolers. Para reforçar a segurança da festa, outras ações serão implementadas, como o uso da tecnologia de reconhecimento facial. Haverá também um forte esquema de segurança que reunirá policiais militares, federais, rodoviários estaduais, guardas municipais, agentes de trânsito, além de equipes médicas prontas para atender qualquer emergência.
Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/com-atracoes-de-destaque-nacional-pingo-da-mei-dia-abre-o-mossoro-cidade-junina/