“Caravana Mulheres pelo Brasil” debate fortalecimento da mulher na política

Foto: Keyne Andrade

A Secretaria Nacional das Mulheres do PCdoB realiza, até o final de agosto, a “Caravana Mulheres pelo Brasil – Por um país com equidade e mais mulheres na política”. Os encontros serão realizados nas cidades do Rio de Janeiro (RJ), Niterói (RJ), Petrópolis (RJ), Belo Horizonte, Recife (PE) e Salvador (BA), onde serão realizados debates, atividades culturais, cursos e oficinas.

A Caravana tem como objetivo fortalecer a representatividade feminina nos espaços de poder e a construção de uma plataforma política, reforçando a atuação de lideranças mulheres no atual contexto do país e também diante das próximas eleições municipais.

Em entrevista ao HP, Daniele Costa, secretária nacional das Mulheres do PCdoB, declarou que “são persistentes os desafios da superação da sub-representação das mulheres nos espaços de poder e decisão no Brasil. As políticas de ações afirmativas, como a efetividade da política de cotas de gênero, que foi uma importante conquista na década de 90, ainda não transformou a realidade das mulheres serem minorias nos legislativos municipais, estaduais e federal e demais espaços da política eletiva. Precisamos ainda defender que a Lei de Cotas sejam efetivas, e além disso a garantia da destinação do financiamento público de campanha para as mulheres que serão candidatas pelos partidos”.

Daniele conta que um das ações a serem debatidas é a questão da igualdade salarial, com “o incentivo a uma política de boas práticas para promoção de igualdade de gênero nos setores empresariais, que valorizem as potencialidades de suas equipes de trabalho, sem discriminações”. “Estudos apontam que as mulheres mesmo mais qualificadas ganham menos do que os homens, isso se relaciona com o trabalho reprodutivo das mulheres. Então, defendemos uma política de licença remunerada para homens e mulheres no trabalho de cuidados com as crianças, implementação de comitês pró-equidade de gênero nas empresas. Além de garantir o cumprimento da Lei da Igualdade Salarial, recentemente sancionada pelo presidente Lula”, afirmou.

A Caravana também debaterá polícias voltadas para as mulheres jovens, “especialmente a discussão sobre as políticas de assistência estudantil para as mães estudantes, como a importância de investimentos em creches universitárias e municipais. Além disso, o enfrentamento aos casos de assédio sexual nas universidades e escolas. E também debater a relação da maternidade com ambiente científico, com a proposta de pensar iniciativas de investimento em uma política de apoio às mães pesquisadoras e estudantes”.

A importância da Caravana para o debate do papel da mulher na política também é reforçado pela presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, ministra da Ciência e Tecnologia. “Não se consegue enfrentar o preconceito, a desigualdade de gênero e fazer a luta emancipacionista sem que a gente reúna dois grandes vetores: o vetor da política pública, para avançar na ampliação dos direitos, mas também é necessária a vontade política e a elevação da consciência sobre essa desigualdade. Só as mulheres juntas são capazes de impulsionar outras mulheres”, afirma.

Fonte: https://horadopovo.com.br/caravana-mulheres-pelo-brasil-debate-fortalecimento-da-mulher-na-politica/