O empate por 1 a 1 entre Brasil e Marrocos, na estreia das equipes pela Copa do Mundo de 2026, colocou um jovem jogador no centro das atenções. Aos 18 anos, o meio-campista Ayyoub Bouaddi foi um dos destaques da seleção marroquina e teve participação constante ao longo da partida disputada neste sábado (13).
Nascido em Senlis, no norte da França, Bouaddi construiu toda a sua formação esportiva no futebol francês. O jogador ingressou nas categorias de base do Lille em 2021 e rapidamente passou a ser apontado como uma das principais promessas do clube. Em agosto de 2023, assinou seu primeiro contrato profissional aos 15 anos.
A estreia pela equipe principal aconteceu em outubro de 2023, em partida da Liga Conferência. Desde então, o meio-campista acumulou espaço no elenco do Lille e chegou à temporada 2025/2026 como uma das peças utilizadas com frequência pelo clube francês. Até junho deste ano, somava 95 partidas como profissional.
Antes de optar por defender Marrocos, Bouaddi teve longa passagem pelas seleções de base da França. O jogador atuou pelas equipes sub-16, sub-17, sub-18, sub-20 e sub-21 do país europeu. Em março deste ano, inclusive, participou de compromissos da seleção francesa sub-21 pelas eliminatórias da Eurocopa da categoria.
Filho de pais marroquinos, o atleta podia representar as duas seleções em nível profissional. A disputa pela sua escolha mobilizou dirigentes e integrantes das comissões técnicas dos dois países. Em maio de 2026, após concluir o processo de mudança de associação junto à Fifa, Bouaddi decidiu atuar pela seleção marroquina.
Durante sua apresentação à nova equipe nacional, o meio-campista falou sobre a decisão. “O treinador e o presidente me disseram que escolher o Marrocos foi a decisão certa e que eu teria uma recepção incrível. Eles não mentiram. A recepção foi incrível, as instalações são de altíssimo nível, o time é fantástico, então tudo está perfeito. Fiquei surpreso. Não acho que existam muitas instalações assim no mundo. Temos uma equipe muito boa, todos se dão bem. Tomei minha decisão e tenho muito orgulho dela, é um alívio. Espero que traga muitas coisas lindas para o futuro.”

A convocação para a Copa do Mundo veio logo após a regularização de sua situação internacional. O técnico Mohamed Ouahbi observou o jogador em um período de treinamentos preparatórios antes da lista definitiva do Mundial. Ele participou de atividades e de um amistoso contra Burundi, vencido por Marrocos por 5 a 0, antes de garantir vaga entre os convocados.
Contra o Brasil, o meio-campista disputou apenas sua quarta partida pela seleção principal marroquina. Mesmo assim, teve números de destaque. Dados do DataESPN indicam que liderou a equipe em ações com bola, passes tentados e passes completados.
Também apareceu entre os melhores do time em dribles concluídos, duelos vencidos e recuperações de posse. O desempenho recebeu elogios da imprensa francesa. O jornal L’Equipe classificou sua atuação como “deslumbrante” e destacou sua participação na construção das jogadas da equipe africana.
“Ele desempenhou um papel fundamental na construção das jogadas, uma função que parecia ocupar há tempos no meio-campo do Marrocos, escreveu a publicação.
A ascensão de Bouaddi também desperta interesse fora de Marrocos. Segundo veículos da imprensa europeia, clubes como PSG e Arsenal acompanham a evolução do jogador. Enquanto o futuro segue em aberto, o meio-campista já iniciou sua trajetória em Copas do Mundo com destaque, tornando-se um dos nomes observados após a primeira rodada do Grupo C.
!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);
Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/a-promessa-de-18-anos-que-recusou-a-franca-e-brilhou-contra-o-brasil/

