A ministra ministra da Ciência e Tecnologia, e presidente do PCdoB, Luciana Santos participa do seminário no dia 5 de junho. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Nas próximas quarta (5) e quinta-feira (6), a Fundação Maurício Grabois promove o ciclo de debates “Reindustrialização do Brasil e a estratégia de desenvolvimento sustentável e soberano”.
O evento, que será transmitido pela TV Grabois, contará com a presença de nomes como a ministra da Ciência e Tecnologia, e presidente do PCdoB, Luciana Santos; do professor do Instituto de Economia da Unicamp, Luiz Gonzaga Belluzzo, e do presidente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), Adilson Araújo.
De acordo com o presidente da Fundação, Walter Sorrentino, os debatedores, representantes das “forças da produção, do trabalho e da ciência, tecnologia e inovação”, são “todos comprometidos com o apoio ao projeto da Nova Indústria Brasil (NIB), absolutamente central para a retomada do desenvolvimento e êxito do governo Lula”.
“O que precisamos debater é, principalmente, como enfrentar os muitos obstáculos existentes. Quer dizer, a reindustrialização em novas bases tecnológicas envolve uma luta política de grandes dimensões no país e quanto ao seu lugar no mundo de tremendas disputas. A NIB não é ainda um consenso nacional e não pode ser apenas uma política do governo. Temos uma política monetária e fiscal que limita investimentos. Temos um hiato tecnológico do país para a reindustrialização em novas bases”, afirma Sorrentino.
Segundo ele, o que será colocado em questão no debate é como ampliar a articulação de forças para a reindustrialização do país, “como abrir e alargar caminhos, somar forças”. “As entidades da sociedade civil, os Poderes da República, as forças sociais organizadas do país precisam responder a isso”, afirma Sorrentino.
Confira abaixo a programação:


Fonte: https://horadopovo.com.br/fundacao-mauricio-grabois-debate-em-seminario-a-reindustrializacao-e-estrategias-de-desenvolvimento/